terça-feira, 19 de maio de 2009

BIBLIOTECA

O governo municipal - qualquer que seja ele pelo Brasil afora - que investe em uma biblioteca pública de bom acervo, faz mais por qualquer cidade que 1000 toneladas de concreto armado poderiam fazer.

O concreto leva séculos para se deteriorar. O conhecimento acumulado pelas gerações, uma eternidade, sem se deteriorar; pelo contrário, se aprimora e aprimora as gerações futuras.

João Monlevade ainda tem uma biblioteca pública, semiabandonada há anos. Este crime poucos denunciam, talvez porque não pareça um crime "palatável" sob os holofotes apropriados. Mas é gravíssimo, porque é um crime contra a Monlevade do futuro.

É o crime do abandono intelectual, perpetrado contra uma cidade inteira, por longos anos, sem que vejamos tantos paladinos debaterem-no com seriedade.

A criança que eu fui e ainda sou, foi construída em grande parte dentro da biblioteca pública municipal de João Monlevade. Tempos modernos nos trouxeram a Internet, claro, mas alimentar-se de Fast Food não é saudável para ninguém: traz obesidade, o que não significa trazer boa nutrição.

Vou me lançar em uma saga de auditagem e luta pelo renascimento da Biblioteca Pública (assim com maiúsculas). A cidade e nossas gerações mais jovens merecem esta esperança de dias menos sombrios.

Ainda há tempo.

Nenhum comentário: