segunda-feira, 25 de maio de 2009

Renascimento

Quando uma tempestade passa, o céu renasce. Azul, como temos nos acostumado a saber dele. O sol volta a nossos olhos - porque jamais se perdeu atrás de uma tempestade - com o mesmo calor de garante a vida na Terra.

Os feitos da tempestade é que podem ficar, gravados em um mundo de lugares diferentes. Em nossa vida ocorre o mesmo. As tempestades passam. Os resultados, talvez não. Mas não podemos impedir os resultados de uma tormenta que passou. Aconteceu, consumou-se.

Perdemos um tempo incalculável lutando contra tempestades acabadas. E lutamos de forma tão ingênua, às vezes até burra, que não nos preparamos para as tempestades que virão. E elas virão, tenha certeza.

Nossos olhos estão à frente do rosto. Para encarar de frente os ventos e o futuro. Se fôssemos capazes de mudar o passado, teríamos olhos na nuca, para ver lá atrás no tempo e nos espaços que não pudemos ocupar, quando a época era oportuna.

Um dos segredos de se viver proveitosamente é entender o renascimento. Entendido como a arte de olhar para o que podemos fazer agora, porque o que podemos fazer em 2008, 1994, 1979 ou 1500 é absolutamente nada, exceto lembrar ou pesquisar para alegria ou lamento.

Mudo-me para a pessoa que virá, não para a que fui. E tudo assim ocorre. Se morro em desonra hoje, está acabado e pronto. É necessário renascer amanhã, de forma a não passar por tudo de novo. Mas os efeitos de hoje viverão comigo pelo resto de meus dias.

Não tratamos aqui dos arrependimentos, dos perdões, das atitudes de tentar reparar feridas que abrimos. Tudo isto é muito necessário também. Mas o que nos impedirá de fazer tudo errado de novo é o renascimento de que falamos agora.

Coragem. Um passo para o futuro, um renascimento do que se é, e os dias podem se repetir no que tem de bom. O que ficou para trás, ficou.

Agenda oculta? Somos fortes nos renascimentos possíveis, e nos descontruímos quando tentamos mudar o passado. Mudamos o futuro, quando renascemos. Um passo de cada vez, o mesmo erro sendo evitado, atitudes além das palavras. Renascer é simples, basta querer estar vivo.

Nenhum comentário: