quarta-feira, 8 de julho de 2009

Segurança Pública

Compreensivelmente, a pré-conferência sobre Segurança Pública na Câmara Municipal atraiu poucos espectadores que não fossem do meio. O fato de ser focada em diretrizes muito amplas contribuiu, é claro. Dentro desta ótica, foi muito bem levada a termo e produziu o que se esperava.

No dia 14/07, acontecerá a Conferência propriamente dita, e posso afirmar que o eixo principal não mudará. O que não invalida a ocorrência do evento, mas tira dele o mais substancial dos conteúdos: nossa Segurança não depende somente de eixos temáticos amplos e de implementação a longo prazo.

João Monlevade age como cidade pequena. Portanto, cidade pequena é, pensa pequeno, age pequeno, vive de forma pequena. Já postei anteriormente que não temos Câmaras Setoriais, ferramentas de custo zero que poderiam fornecer aos nossos edis as ferramentas de pensar e legislar os grandes desafios estruturais da cidade.

Sáude, Educação, Segurança. Estas esferas são públicas por natureza, e exigem atenção e atitudes proativas constantes. No âmbito municipal, diga-se, porque não podemos ficar o tempo todo aguardando soluções vindas de cima, como se fôssemos apenas uma sucursal menor de outras instâncias.

O Brasil se constrói a partir dos municípios, mas a maioria deles parece se construir de acordo com os ventos que soprem a partir do Brasil. Uma pena. Gosto dos brasileiros, mas amo mesmo é esta terra e esta gente de Monlevade. Vamos arrumar nossa casa e deixar de olhar o quintal alheio.

Coloco-me à inteira disposição de qualquer agente público para iniciar um debate produtivo sobre o tema. Garanto poucos holofotes e muitas idéias criativas, boas e baratas, se o assunto for Segurança Pública. Todas eficazes. Aposto que há profissionais de Saúde e Educação que possuem a mesma garra e boa vontade, em relação às suas áreas específicas.

Não há agenda oculta. Sem segurança, os outros valores e benefícios perdem o sentido, mesmo quando abundantes para os cidadãos de bem. Uma vítima se esquece do que possui instantaneamente, quando confrontada com o que pode perder para o bandido.

Nenhum comentário: