Caos
Do grego kháos - Total confusão ou desordem, cortesia do pai Michaelis. Eis o retrato do trânsito em João Monlevade e, em geral, em quase todas as cidades do país.
Hoje tive um flash do que nos aguarda em tempo breve. Subindo para Carneirinhos e vindo do Baú, observei um idiota atravessar o sinal vermelho da junção da Av. Cândido Dias para alcançar a trincheira. Dois veículos que trafegavam à minha frente tiveram que reduzir bruscamente para evitar as colisões.
Logo à frente, um outro condutor não menos estúpido efetuou uma conversão proibida à esquerda para chegar à Av. Getúlio Vargas a partir da Wilson Alvarenga. Poucos segundos eram passados desde a primeira aparição de um imbecil no meu caminho.
Não tive tempo para me impressionar ou sentir raiva. No cruzamento com a Rua do Andrade, o provável pai dos imbecis anteriores virou à esquerda no sinal vermelho para me fazer perder a fé no ser humano de vez. Ou pelo menos na média dos "motoristas" de nossa cidade.
Resolvi fazer um estudo empírico e instantâneo. Deixei o carro em casa e desci a Avenida Getúlio Vargas a pé, para analisar com cuidado o que acontece no hipercentro de Monlevade.
Primeira constatação: Não importa que o comércio esteja às moscas, sempre haverá uma fila interminável de veiculos estacionados ao longo da dita cuja. Com as lojas cheias, vá lá: a economia local precisa de fluxo monetário e o preço a pagar em falta de estacionamento rotativo chega a ser justo. Já com o comércio vazio, nós, os babacas de plantão, estamos bancando estacionamento a preço de banana para os espertalhões de sempre.
E não aceito a chorumela de que há comércios que "gastam" muitas vagas: os supermercados tem estacionamento privado, por exemplo.
Na Avenida Wilson Alvarenga, outro desatino: nada menos que 21 veículos estavam estacionados na zona de restrição de horário (16 às 19 horas) no horário de restrição - eram 16h35 quando iniciei a vistoria desde as proximidades do Centro Educacional até o inicio da Av. Gentil Bicalho.
Nem vou comentar sobre as faixas de pedestre, que parecem significar o que significam só no resto do mundo. Aqui em Monlevade, não! Nem sombra de chances para qualquer pessoa atravessá-las sem um bom seguro de vida, pago em dia.
Os carros na calçada, as filas de ônibus que não possuem horário planejado, etc...etc.. vou deixar de comentar. Imaginem por si mesmos, se já não vivenciaram.
Soluções? Ordem no caos. Fiscalização e multas, com gosto e com vontade. Os cofres da prefeitura agradecerão e a crise mundial é um ótimo pretexto. Vamos humanizar as bestas-feras pelo bolso. Pontos onde aplicar a verba adicional não faltam, inclusive no recapeamento asfáltico que hoje é urgentíssimo, já que não o foi nos últimos dez anos.
Educação no trânsito? Meu amigo, a maior realização da miríade de autoescolas que militam na cidade é povoar o bairro República com treinamento intensivo para aprovação de exames da CNH, e nada mais relevante. E a educação de burros velhos é ilusória, só entendem mesmo a punição financeira.
Planejamento e ação, eis o binômio que resgatará nosso direito de parar o carro por até uma hora no hipercentro de Monlevade para comprar, por exemplo, uma nova calça ou uma camisa bacana. Este gesto simples vale mais para a cidade que qualquer jumento motorizado ir comer um churrasco de calçada pagando 50 centavos por hora pelo carro parado - quando paga - e depois ir barbarizar o trânsito com birita no sangue e titica na cabeça.
O maior problema de trânsito em Monlevade não é o fluxo de veículos, é a falta dele e do espaço para que o mesmo flua com bom ritmo. Esta é a meta a ser buscada: fluidez de tráfego.
Obs: O trânsito urbano já fez vítimas graves este ano em João Monlevade. Dá o que pensar...
Um comentário:
Caro Amigo Célio,
estás coberto de razão, e tem-se que ponderar alguns problemas da linha azul, passíveis de ajustes.
http://bocaonopulpito.wordpress.com/2009/06/06/sugestoes-para-melhoria-do-caotico-transito-do-centro-de-joao-monlevade/
http://bocaonopulpito.wordpress.com/2009/05/29/nao-ha-dificuldades-e-sim-falta-de-vontade/
http://bocaonopulpito.wordpress.com/2009/05/29/calcadas-uma-triste-realidade/
http://bocaonopulpito.wordpress.com/2009/05/29/caotico-transito-de-joao-monlevade/
http://bocaonopulpito.wordpress.com/2009/05/17/gentileza-urbana/
http://bocaonopulpito.wordpress.com/2009/05/28/compartilhar-a-vida/
Eis um pequeno resumo do material que produzi em meu blog.
Grande Abraço.
Postar um comentário