sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Você prefere Omo ou Ariel?

Não, não estou falando do sabão em pó. É do seu político, após ser trabalhado por profissionais de imagem, de comunicação, de estilo, do escambau e de toda uma tranqueira que ele irá desvestir assim que conseguir ser eleito para alguma coisa.

Minha batalha contra o marquetingue está perdida desde o começo, tenho que admitir isso pelo bem da ética. Como o computador e a Internet, o pestinha veio para ficar. E toca eu e você, incautos que somos, a sofrer nas mãos de um "produto" que teima em mudar da noite pro dia, sem a gente imaginar como isso aconteceu.

Sabe como aconteceu? É que da noite pro dia ele não precisa mais manter uma conduta artificial, pode voltar a ser uma pessoa ou um produto comum. Deixa de se fingir para ser quem (ou o que) é na realidade. E por ter sido tão maquiado durante a eventual campanha política ou comercial, vem este nosso choque imenso com o que ele é na vida prática.

O termo "Candidato Sabão em Pó" não é meu. Li uma reportagem muito elucidativa sobre ele na revista Veja, há algum tempo atrás. Significa que alguma alguém foi embalado de forma vistosa, só para ocultar o fato de que lava mais ou menos eficientemente.

Mas lava, porque dentro da caixa vai sabão em pó. Fora, vai o que a imaginação do marquetingue quiser que vá, para mostrar aos pobre-diabos que, sem aquela perfumaria insana, eles não tem condições emocionais ou de intelecto para avaliar sobre o que realmente precisam.

Ah, e não adianta reclamar. Um milhão de teorias serão despejadas sobre a sua cabeça para provar que você, simplesmente, não entende conceitos complexos e infalíveis (exceto quando o povo manda às favas os conceitos, aí o povo é taxado de ignorante).

Neste caso, a solução é ir chorar com o bispo.

O tópico não trata de ninguém em particular. Quem me acompanha sabe que, se existe um nome para ser dito, simplesmente digo e ponto final. O tópico é para alertar a nós todos, como eleitores, que este ano teremos muitas marcas de sabão em pó para avaliar. de novo...

Agenda Oculta? Vou voltar para o básico. Sempre gostei do simples, do direto, do objetivo. Andei tentando jogar pelas regras do "mercado" por muito tempo. E descobri que, como nas Bolsas de Valores, este "mercado" só tem um perdedor certo: o pequeno investidor, que acredita demais e duvida de menos. Vou continuar lavando minha roupa com o sabão, e não com a caixa. Parece menos idiota, quando fazemos deste jeito.

Nenhum comentário: