quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Monlevade que avança - Luiz Prisco


Esta é uma Monlevade que avança sem quase ninguém perceber. A Escola Estadual Luiz Prisco de Braga, há muitos anos, vê alunos seus passarem em vestibulares importantes. Dentre eles, o de Medicina. Todos os anos pelo menos um aluno de lá é aprovado.

Ora, estou falando só do Luiz Prisco. Não conheço a realidade das outras escolas de Ensino Médio, públicas ou particulares, instaladas em João Monlevade. E se houver ainda mais aprovados, todos os anos, em Medicina?

Perceberam onde quero chegar, não é? Isso mesmo. Estas escolas tem endereço, telefone, talvez e-mail, Orkut ou seja lá o que for destes alunos (e de suas famílias) guardados em suas secretarias.

No momento em que a cidade precisa, não seria legal consultar todas estas escolas, tentando identificar se alguns destes ex-alunos não teriam interesse em retornar para João Monlevade e aqui construir suas carreiras médicas? Quem sabe, com muita organização, não seria possível obter plantonistas de medicina neste processo?

Não se trata de reinvenção de roda. A situação dos plantonistas de medicina está em nível crítico no Brasil inteiro. Mas... Quando se tem uma chance mínima, ainda assim é uma chance. E, por ser de custo quase zero, a iniciativa pode funcionar. Se não der certo, a cidade não perde nada tentando. Se funcionar, ganhamos muito.

Ideias surgem como as pedras preciosas na mineração. Não é legítimo imaginar que as gemas venham em maior quantidade que o cascalho. O que caracteriza um mineiro, em verdade, é sua persistência em trabalhar o cascalho, sem esmorecer. Porque um dia o cascalho pode revelar tesouros.

Da mesma forma, minerar sobre dezenas de boas ideias pode revelar apenas uma ou duas pedras de valor. Uma sociedade começa a morrer quando acredita que não vale mais a pena trabalhar tanto cascalho. Porque, se isso acontecer, a chance de sucesso vira zero.

Agenda Oculta? Que venha muito cascalho para a gente tentar apurar. E se desta inciativa sairem umas pedras bonitas e de valor?

Nenhum comentário: