Nem mesmo a guerrilha consegue escapar de uma lógica das batalhas: a condicionante TMT. Esta sigla significa um conjunto de ações, estratégicas e operacionais, que abrange os seguintes aspectos de uma batalha:
T - Terreno - Resumindo demais, significa: terreno elevado é favorável, terreno rebaixado é desfavorável. Terreno conhecido é bom, terreno desconhecido é péssimo. Conhecer as características de cada terreno e como ele deve ser ocupado é fundamental. Pode-se vencer uma batalha em terreno ruim mas o sacrifício, muitas vezes, é alto demais para valer a pena ter batalhado.
M - Mentalidade - resumindo mais ainda, significa jamais acreditar no bom propósito do adversário. Principalmente se ele estiver atuando em táticas de guerrilha, porque esta já é instrumento de homens sem honra por natureza. Travar uma guerra contra guerrilheiros é arriscar bons recursos em mau teatro de operações.
T - Tática e técnica - Resumindo ainda mais, a ausência de táticas bem definidas e de técnicas eficazes para a aplicação das táticas escolhidas (com o máximo de eficiência e o mínimo de perdas no processo), significa que a batalha já está comprometida desfavoravelmente. A derrocada é quase certeira, a vitória (se acontecer) será sobre terra arrasada. Nenhuma destas alternativas é atraente, convenhamos.
A agenda oculta é complicada. Os guerreiros se preocupam com os inocentes civis à volta. Guerrilheiros não...
Nenhum comentário:
Postar um comentário