quarta-feira, 5 de maio de 2010

Informação é ação


Tenho algumas informações interessantes a passar, em relação ao atendimento à saúde no município de João Monlevade. Esta área é muito melhor explicada pelo Zé Henriques (Blog UglyDarkSide, link ali do lado) mas me permito dar um pitaco de vez em quando.

Em realidades comparadas, o Zé já identificou que o orçamento destinado à saúde no município passou dos 30% durante o ano de 2009. Maior que nos anos anteriores, mas isso parte de nossa mídia vai esconder debaixo do sovaco até o fim dos tempos. Bradando o quanto é imparcial, inocente, justa, democrática, colaboradora, voluntária, cidadã e o que mais você imaginar como elogio que ainda será pouco. Sei...

Gastar mais pode não significar gastar melhor. Tenho vergonha na cara para admitir isso de antemão, coisa que dezenas de "partidários" em Monlevade não fazem sequer ideia do que seja. Mas não parece ser o caso. Gastar em saúde pública é investir onde for preciso, quando for preciso, e com forte ênfase em medicina preventiva, o que não foi feito por nenhum Prefeito até agora.

Se Gustavo Prandini puder mudar este paradoxo indesejado, vai marcar como um político realmente moderno e interessado em evolução para nosso município. Se não conseguir, terá ampliado em quantidade a mesma política que vinha sendo feita anteriormente. Em ambos os casos, mais ou melhor.

Vejamos os dados do CISMEPI para os anos 2008 e 2009, já que grande parte da cidade se recusa a acreditar que o ano de 2008 possa ter realmente acabado:

2008: 18911 procedimentos médicos/laboratoriais realizados - Entre consultas, exames, cirurgias, etc...

2009: 19799 procedimentos realizados, da mesma natureza

CRESCIMENTO: 4,7 % em relação ao ano de 2008

2008: R$ 1.035.167,18 investidos na realização dos procedimentos diversos

2009: R$ 1.608.460, 49 investidos na realização dos procedimentos diversos

CRESCIMENTO: 55, 4% em relação ao ano de 2008

Como eu tenho vergonha na cara, informo que os números exatos são menores: 4,69% e 55,38%, ou seja, arredondei em 0,1% para puxar saco do governo atual. Tenho muito tempo para isso, como todos sabem.

Se eu não tivesse vergonha na cara, e se o atual governo não tivesse vergonha na cara e decência no coração, bastaria pinçar dos dados os exames em que as quantidades de atendimento deram um banho de quantidade na gestão anterior, para mascarar um pouco mais e melhor estes números. Mas não é o caso. Saúde e doença são processos dinâmicos, não podem ser comparados um a um, mas somente no cômputo geral. Isso quando há vergonha na cara, evidentemente.

Os adeptos da dupla Mauri/Moreira vão dizer o que? Que a inflação foi de 50% no ano de 2009 e isso justificaria o maior valor investido? Que a crise financeira mundial foi causada pela Prefeitura de Monlevade e por isso a população daqui e da região adoeceu mais, precisando de mais atendimento? Que os procedimentos realizados em 2009 eram muito mais simples, e qualquer um faria? Que no tempo de Carlos Moreira o investimento em Saúde Pública era maior?

VÃO DIZER O QUE, SENHORES?

Eu digo: ajoelhem-se e rezem porque este governo tem respeito por instituições, de tal forma que nem se defende de acusações estapafúrdias e injustas. E, quando acha que a baixaria chegou longe demais, ainda é achincalhado por tentar se defender. Ora, vão catar coquinho!

Se os senhores viajarem ao redor do mundo por seis meses, quando voltarem nem reconhecerão a cidade que aqui deixaram, de tão modificada. Para mais e para melhor. Comprem as passagens, depressa! Estão em promoção por todo canto...

E, para a Prefeitura, uma sugestão: diga estas realidades comparadas para o povo monlevadense. Mesmo aquelas em que, se houver, apareçam números menos vistosos. Porque sempre haverá uma boa explicação para cada setor que continua trabalhando, ainda que sob o pesado ataque das hienas de plantão.

Informe por conta própria. Mantenha os documentos em mãos para provar, ao povo de João Monlevade, onde se está fazendo mais e melhor. E porque não se está fazendo, nos poucos setores em que isso ocorreu (se é que ocorreu).

Abra as câmaras públicas de discussão e vejam quantos "gatos pingados" aparecem, ao contrário das multidões que sempre afloram às rádios e quejandos, para falar do que não entendem a pessoas que também não entendem, mas chegando a conclusões que "todo mundo" entende.

De mim, entendo de números. Em alguns casos, os números trazem cada informação boa que só vendo.


Nenhum comentário: