segunda-feira, 24 de maio de 2010

Palimpsesto


Esse é o nome bem feioso para algo ainda mais horripilante: esconder uma mensagem real embaixo de uma inventada, para parecer mais "bonitinha" aos olhos de quem a recebe.

Recomendo muito cuidado com os palimpsestos, porque sempre há olhos menos preguiçosos do que a visão, em algum lugar onde estas mensagens reverberam. Ainda creio na serenidade de dizer o que deve ser dito, quando deve ser dito.

Já observamos exemplos de como esconder um fato concreto pode ser danoso. Pessoas abraçam causas diversas, por motivos diversos, de braços abertos e de coração comprometido. Contanto que saibam exatamente a que causa irão render seus respeitos e homenagens.

Não à toa, vivo hoje sem causas. Meu herói sou eu, porque posso reverenciar ou punir, sem traumas, ao meu herói. Para todos que pretendem se colocar como heróis aos olhos de terceiros, ainda há tempo: transparência de propósitos é tudo. Ou a gente mesmo realiza ou outro realizará por nós a consolidação desta transparência, de forma muito mais arrasadora e destrutiva.

Este alerta é realizado de forma ampla, geral, irrestrita. Serve para mim, serve para muitos. O túmulo da história não tem outra expectativa senão pela hora do enterro, porque a identidade de quem vai ser enterrado é irrelevante.

Nenhum comentário: