terça-feira, 27 de julho de 2010

Casa sobre a rocha e a areia

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína."

A despeito dessas palavras de sabedoria absoluta, pessoas continuam construindo sobre a areia todo tipo de casa. Quando isso ocorre, o que resta é torcer contra a natureza: torcer contra os ventos, contra as tempestades e contra os rios.

Que, se vierem a atingir este tipo de casa, vão continuar a revelar a insanidade da construção temerária. Estas casas vão continuar caindo, sempre. Assim é o mundo, e pouco se pode fazer para mudar esta realidade sábia.

Um detalhe? Construídas sobre a areia, as casas não demandam nem rios nem ventos nem chuvas para cair. Elas desmoronam sob seu próprio peso, sozinhas.


Nenhum comentário: