sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CSI em Nova Era?


Pagando uma promessa que fiz hoje de manhã, diante de um grupo de alunos da E.E. N. Sra. De Fátima, aqui está a postagem comentando a experiência de trocar experiências, entre este pobre Perito Criminal e a "fome de CSI" - no bom humor - que me aguardava.

Algumas coisas não podem ter preço, mesmo. Senão a gente dava um jeito de avacalhar com elas. Até o fim da vida, vou levar na memória a super recepção que tive, com o carinho da pequena galera, com a formulação de perguntas extremamente contextualizadas, com a curiosidade sendo um universo muito maior que a minha competência para satisfazer esta curiosidade.

Tentar colocar no Blog um resumo do que vivenciamos na Escola seria tolice. Não haveria espaço suficiente para isso. Vai uma sinopse: houve bom humor, interação, troca de valores e de fundamentos éticos e de convivência, pequenas dinâmicas em que eu tentei passar um mínimo do que seria nosso trabalho, e mais.

Levei meus filhos, e a experiência deixou-os maravilhados da mesma forma. Espero que a parte da família Lima que compareceu não tenha desapontado ninguém, porque pretendemos continuar bem vindos à Nova Era...

Não sei se foi possível mostrar alguma coisa que possa ter marcado aqueles jovens, de forma positiva. Tudo o que temos, a cada dia de nossa vida, é esperança de ter feito escolhas corretas. A confirmação só vem se o outro com quem dialogamos nos apresentar seu ponto de vista.

O espaço está aberto para os alunos e para os profissionais da Escola, conforme prometido e conforme o meu pedido de que dessem uma passadinha por aqui, para reverberar o acontecimento. Promessa cumprida, galerinha! Se algum de vocês vier, saiba que é muito bem vindo, sempre.

Ah, eu imaginava que nós, brasileiros, estivéssemos mesmo influenciados demais pelo CSI. Pelo contrário, a audiência de hoje me mostrou que estamos bem preparados para receber um choque de realidade, mesmo que desfavorável se considerarmos o entretenimento policial que a TV pode oferecer. Mais um ponto a favor do pessoal, com certeza.

Espero ter atendido, pelo menos em parte, ao que vocês esperavam de mim. E se houver uma oportunidade, mandarei um Perito Criminal bonito e solteiro, junto com uma Perita Criminal bonita e solteira, reeditar o encontro com vocês. Muito obrigado do tamanho do mundo a toda a Escola, e vamos torcendo para que o AFIS e outros sistemas de inteligência forense tornem-se realidade no curto prazo.

Um grande abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muita boa a sua matéria sobre a sua passagem na nossa escola, eu sou uma das aluna que estava presente na palestra, e digo que o senhor nos agradou bastante, pois ficamos sabendo mais sobre a polícia forense e como esse trabalho é realizado nas reais condições que o Brasil pode oferecer!
Muito Obrigada !

Ana Beatriz disse...

pois é, estou esperando o perito bonito e solteiro -hahaha

(apesar de a sua palestra ter sido ótima)
^^

CÉLIO LIMA disse...

Ok, vou ver se mando o Perito enquanto ele AINDA está solteiro, ok? Abraços!

Anônimo disse...

Também gostei da ideia kkkk {zuação}
Mas gostei muito da "palestra" foi bem interessante. A peso desculpas por alguns mal educados, E AGRADEÇO PELA DISPOSIÇÃO DE VIR ATE AQUI!!!!