domingo, 19 de setembro de 2010

A Receita Federal que teremos em breve


O Partido dos Trabalhadores que eu conheci e que integrei no começo dos anos 80 era vítima de arranjos, mutretas e picaretagens. Por isso a justa indignação contra as mesmas, e a consequente construção de uma história que jamais poderá ser esquecida.

"A realidade mudou, e nós com ela." A frase, dita por Dilma Roussef há pouco tempo, estampa o porque de eu não ser filiado mais. À parte as cores partidárias, a ideologia politica de hoje é hegemônica. Tanto faz a sigla, o que vai importar são as pessoas.

Um exemplo prático é o episódio antigo, e só agora explorado profundamente, da quebra de sigilo fiscal de muitos brasileiros. Chama-se, simplesmente, CRIME. Simples de entender e simples de coibir e punir, se houver ainda um pouco de decência no Brasil. Qualquer que tenha sido o criminoso, qualquer que seja o partido político de sua filiação, quando quer que tenha ocorrido o evento sinistro.

Porque este tipo de evento arruína uma nação. Imaginem o seguinte: o que os advogados de sonegadores estão comemorando neste momento? O fato de que a Receita está parecendo uma jaula de ratazanas. Daqui a pouco vão pipocar alegações de que a Receita não pode acusar alguém de omitir informações, sonegar, perder prazos de declaração, etc.

Porque bastará a qualquer cidadão alegar que a Receita não tem controle prático sobre nossos dados e informações fiscais. Se qualquer um pode acessá-los na hora que bem entende, quais são as garantias de que qualquer um não pode alterá-los sem que nós saibamos o que ocorreu lá dentro dos porões infectados da Receita Federal?

Num futuro pessimista, a arrecadação de impostos irá para o ralo. Sem o dinheiro, não há governo que se sustente nem que governe de fato. A menos que o partido dos Trabalhadores, ora no poder, esteja programando uma reinvenção "democrática" para o Brasil. Não acredito nisso e não aceito se ocorrer qualquer tentativa neste sentido. Porque deste jeito não haverá mais governo que me governe. Vou às armas se for preciso, como a senhora Dilma já foi uma vez e se orgulha disso. Ditadura nunca mais, seja de que lado for que ameaçar vir.

O que nunca irá deixar de me irritar, profundamente, é a utilização da Democracia para tentar destruir a Democracia. O que há de gente que acredita na mão única para o regime democrático só demonstra o quanto o caminho de evolução da humanidade ainda é longo.

A ruína de credibilidade da Receita Federal é assunto complexo demais para um blog, ainda mais o meu. Mas é bom refletirmos com muito cuidado sobre o que permitiremos ou não no Brasil, em qualquer tempo e sob qualquer governo. Políticos são empregados. Só nossa leniência e preguiça de pensar transformou-os nos monstros arrogantes (em sua maioria) que agora conhecemos. Em todos os partidos e sob todas as cores possíveis.

Basta.

Nenhum comentário: