segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Você só é enganado se quiser



É por este motivo que a direita odeia o PT e não tolera o Lula: 'Nova doméstica' tem carro zero e faz faculdade.


(Twitter de José Genoíno, político filiado ao Partido dos Trabalhadores)

Falar o que? Vamos analisar criticamente, só por amor ao esclarecimento sereno:

- Ser de direita, no regime democrático, é tão digno e honesto quanto ser de esquerda. Pelo menos deveria, NO REGIME DEMOCRÁTICO. MAS HÁ MILHARES, SE NÃO MILHÕES, DE PESSOAS QUE ACREDITAM NO CONTRÁRIO. P.S - Eu acredito em esquerda e direita nas placas de trânsito. Alguns motoristas por aí, nem nisso.

- Não tolerar o Lula? Individualizou-se todo um governo na figura de um homem só? Talvez não se tolere a conivência de Lula, a preguiça intelectual, o desprezo por camadas inteiras da população que possuem outro viés de olhar, a descuidada relação com o pensamento dissonante. Não tolerar o Presidente de uma nação democrática é uma frase perigosa de ser dita e um pensamento ainda mais perigoso de ser pensado. Tolerância não é sinônimo de concordância absurda e leonina.

- "Nova doméstica" tem carro zero e faz faculdade: No momento econômico que o Brasil vem vivendo DESDE 1993, com a aplicação do plano Real por Itamar Franco, esta é uma novidade benfazeja e concreta. Se a compra do carro e a frequencia a um curso superior ocorre agora, não significa que a realidade foi construída ontem. Economia saudável é processo contínuo. O PT faz muito bem em não mexer nos fundamentos que permitiram essa realidade.

- Partindo para a leitura da reportagem, não ficou claro se qualquer uma das domésticas entrevistadas possui carteira assinada (parece que nenhuma delas, na verdade, possui), se recolhe impostos para gerar mais oportunidades a outras companheiras de profissão, se a Previdência está recebendo poupança que irá ampará-las no futuro, etc. Responsabilidade social é importante para todos.

- Desde quando empreendedorismo, mérito individual e busca por sucesso financeiro são bandeiras de "esquerda"? É por que as mulheres (e de valor, direitistas natas) estão recebendo seus salários da sofrida classe média que o atual governo gosta de menosprezar? Ou o que se quer provar é que, a cada salário recebido, estas mulheres fazem piquete, comandam invasões aos apartamentos e casas onde trabalham e, o mais importante, estão semeando a ideologia de "esquerda" entre suas iguais?

- Também não foi dito pela reportagem que, se estas mulheres não possuem carteira assinada, podem estar habilitadas a receber um benefício social qualquer (bolsa-sabe-se-lá o-quê) custeado por impostos que os patrões delas também pagam. O que significa que elas podem receber duas vezes da mesma fonte. Isso é coisa de classe média que odeia o "povo"? Para mim, parece mais uma evidência do altruísmo da classe média...

- E, para fechar minha pobre análise, um lembrete: semear o ódio não é justo nem inteligente. Guerrear contra injustiças é lícito. Criar injustiças para justificar a guerra, não.

Paro por aqui. Muitos outros analistas, de muito maior qualidade que eu estão tentando, em vão, explicar as mesmas coisas. Até o momento, inutilmente. Vamos apenas respeitar as diferenças, conviver com elas, e fazer a nossa parte. Eu faço a minha, pagando mais de 3000 reais de impostos todos os meses. Se o PT considera que isso é odiá-lo e não tolerar o Lula, não posso fazer nada. Apenas torcer para que um pouco mais de inteligência pouse sobre as lideranças do partido.

E sei que há inteligências muito capacitadas no PT. Só o fato de pegar uma circunstância como essa, em que a ideologia de "direita" cria um ambiente favorável para que o governo petista dela se aproveite sem qualquer pudor como se fosse sua, é sinal de muita inteligência. Pena que mal direcionada.

Eu não odeio o PT nem os petistas, não sou intolerante com Lula e não acredito no caminho único. Acredito mais na capacidade que todos temos de entender as falácias.

Nenhum comentário: