segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rio em Guerra

Ainda é muito cedo para se tirar qualquer conclusão razoável. Mas o Rio de Janeiro, pela primeira vez em décadas de abandono material de sua população por parte do Estado, resolveu dar um "basta". Cada um de nós terá suas conclusões a extrair deste Novembro de 2010 no Rio de Janeiro.

Eu tirei as minhas: onde não há ordem, há a Lei do mais violento. Nossas sociedades não merecem esta realidade. A Lei deve ser a do que detém sua aplicação e administração. E nenhuma nação do mundo delega a aplicação dela a organizações criminosas. Por este aspecto acredito que o Rio agora tem uma chance de voltar a ser um lugar sério.

Mas somente se este Choque de Ordem for uma ação continuada. Se for fogo de palha, para tranquilizar investidores de Copa do Mundo e de Olimpíada, será a morte do fiapo de credibilidade que o Brasil possui na comunidade internacional.

E os cariocas e fluminenses precisam de uma chance. O Rio ainda está em guerra. Mas pela primeira vez, a guerra é justa e tem motivação nobre. Para alcançar a Paz, com firmeza de propósitos, este tipo de guerra é aceitável. O Estado está reagindo, não agredindo.

Ficam perguntas: importando a realidade e lembrando das diferenças fundamentais em nossa cidade, a guerra é nobre? Tem por objetivo alcançar uma Paz possível? A sociedade será beneficiada?

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa cidade, a guerra é nobre? Tem por objetivo alcançar uma Paz possível? A sociedade será beneficiada?

1ª. questão: Não sei dizer. Sinceramente, pois daquilo que chega a ser meu conhecimento, sinto que muita coisa vem ou fica distorcida, invariavelmente, sinto que não há nobreza, mais por que, percebo jogadores desonestos, em todos os lados...É, JOGADORES, pois tem gente demais, que joga, com os interesses da coletividade, visando somente o enriquecimento. Porém, tenho ainda muitas limitações prá compreender melhor.

2ª. Pena saber que você não está brincando! Meu, numa boa, tu pode querer acreditar, como há muitos outros, de que Monlevade é uma Cidade com grandes possibilidades e que tem pessoas capazes, de trazer as transormações necessárias. Nisso eu também creio, porém, espera até o próximo pleito Municipal, quando vai chover de safados, sem vergonhas, que já manipularam, manipulam e vão manipular o rebanho, prá poder sugar o sangue do povo...

3ª. zzzzzzz...
Ah, não, me lembrei!
S/A, será sim, com certeza!