As bases para a construção da sociedade ocidental assentaram-se, na maioria das vezes, no entendimento. Não falo de compreensão, que significa captar a totalidade de um fato ou circunstância. Trata-se mais da aceitação de que as liberdades existem para todos, na mesma medida de distribuição.
O que se faz com a liberdade que lhe cabe é da alçada própria de cada um. Mas é necessário e imperativo haver o entendimento de que ela é, sim, limitada. Pelo alcance das outras liberdades envolvidas.
Entendimento advém, entre outras nuances, da presença participativa. Vejo muitas pessoas "descerem a lenha" nos Poderes constituídos, sem jamais participar ativamente do trabalho destes Poderes. O maior exemplo é a Câmara Municipal. Trata-se do Poder mais aberto ao povo que existe no Ocidente. Com suas regras próprias - que devem existir para não virar baderna - é o único realmente apto a receber o povo em suas dependências comuns.
Em João Monlevade, qual é a média de "povo" nas reuniões da Câmara Municipal? Afora as reuniões onde ocorram serviços solenes, não creio que a média de público passe de 12 a 15 pessoas por reunião. É vergonhosamente pouco. Mas na rua, onde a vida monlevadense acontece, pergunte a 20 cidadãos o que eles pensam do trabalho da Câmara. Provavelmente 32 responderão que não presta para coisa alguma...
Não pode haver entendimento onde não haja diálogo e interação. E onde não há entendimento, que me desculpem os defensores de tese contrária, não pode haver saúde social.
Um lembrete: Aos que vigiam os vigilantes (sendo este últimos aqueles que participam e cobram dos Poderes Constituídos), sobraria a obrigação de participar. Porque os vigilantes participam ativamente. Então, mesmo não sendo um vigilante digno deste nome, afirmo que posso criticar, sugerir, cobrar e buscar entendimentos onde for preciso, porque gasto mais tempo na sociedade organizada que na frente da TV assistindo novelas e BBB´s da vida.
"O povo que odeia a política costuma ser governado por políticas que odeiam o povo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário