domingo, 19 de dezembro de 2010

Revisitando parte da minha história


Com a visita da minha mana Conceição Marcolina, a primogênita da família, resgatei um pouco da história que eu tenho como mais literária do que física. Como a minha família mudou-se do Jacuí de Baixo quando eu tinha apenas 3 anos e 8 meses, muito do que eu me "lembrava" não encontrava eco na realidade conhecida pelos mais experientes. Eram memórias vindas de visitas posteriores, encabeçadas por outra irmã, Maria Aparecida Lima.

Finalmente, posso informar com exatidão: minha casa original ficava logo acima da Pensão de Zé Ribeiro, próximo ao Guarda-Chaves à beira da linha férrea. Ficava entre o Acampamento do Ângelo e a estação ferroviária. Os outros vizinhos próximos eram o Sr. Geraldo e D. Nazinha, (que se chamava Bárbara).

A D. Nitinha, que eu sempre associei à pensão, era a filha de José Ribeiro e Maria Ribeiro. Ou seja, eu sempre associei à herdeira de fato o que deveria associar aos pais dela.

Nunca tive um fim de semana tão rico em histórias sobre o Jacuí de Baixo como este. Vai render muito material para o ano que vem, no resgate da vida que eu tive e não posso me lembrar. Ção ainda guarda muitas coisas na memória, ainda bem.

Para quem estudou na Turma dos Irmãos no Estadual, ali por volta de 68, virá uma boa surpresa. É só aguardar!

Nenhum comentário: