segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Central de Solidariedade

Mais uma ideia. Por que não? Guardá-las não fará de mim um homem mais realizado. Nem mais útil à minha cidade. Então vamos lá.

Estou terminando uma pequena intervenção (obra) em minha casa e notei que possuo muitos materiais em bom estado de conservação. São cabos e materiais para serviços elétricos, segmentos de tubo de pvc para hidráulica, restos de piso e revestimento cerâmico, grades metálicas para janelas, etc.

Fora as roupas, sapatos e vasilhames diversos, que já não são utilizados há muito tempo. Há também um tanquinho precisando de uma pequena revisão, televisores funcionando mas não utilizados e outras coisinhas juntadas aqui e ali. Todos vocês conhecem a realidade de se guardar algo, mesmo não sabendo muito bem o que fazer com o que se guardou.

Não seria bonito haver uma Central, um lugar destinado a receber as sobras (sem carga negativa neste nome, por favor), para que elas pudessem suprir as necessidades de outras pessoas? O que está sobrando em qualquer lugar pode ser o que está faltando em outros lugares...

E uma Central de Distribuição garantiria o anonimato dos doadores, fazendo das doações um ato de desprendimento genuíno. Penso, na minha humilde ignorância, que não seria difícil encontrar formas de viabilizar o projeto, contando com o auxílio do Poder Público e da iniciativa privada.

Nem vou enumerar os benefícios advindos da implantação. Parece desnecessário neste momento. O que me resta a fazer é tentar um diálogo com os setores envolvidos, para propor as primeiras parcerias neste sentido. Vamos ver se é possível criar este mecanismo de cidadania solidária em nossa terra.

2 comentários:

Teresa Spíndola disse...

Bastante interessante.

CLÁU... disse...

Olá querido Célio;muitíssimo legal,inteligente e humanitário essa idéia,já faz algum tempo,pensei que isso seria bom demais para ajudar aos que não têm.Seria um meio mais fácil de ajudar,como o pessoal do São Vicente de Paula faz,há anos e anos doando alimentos e medicamentos.Meu paizinho ,falecido há 25 anos ajudava na SSVP e crescemos lá em casa(eu e meus 9 irmãos,rs)acreditando que ajudas como essa são muito bem vindas.Tomara que você consiga convencer aqueles que podem ;a criar esse espaço.E,se por ventura precisar de voluntários na ajuda para separar as coisas,me disponho,mesmo não morando aí mais,mas,visto que estou sempre por aí,ficarei feliz em ajudar.Meu comentário está atrasado,mas,o que vale é a intenção,né?Abraço e boa tarde....Cláu