segunda-feira, 28 de março de 2011

Gente, calma nessa hora

A verdadeira natureza do crime consiste em que ele é silencioso e astuto. Não é como o terremoto e a tsunami no Japão, que vieram arrebentando tudo às claras. O crime se instala de forma escondida, em meio à audácia de quem comete (e às vezes à ignorância, ou seja, ignorar que é crime o que se faz) e à inércia de quem o abomina.

Temos muitas condutas tipificadas como crime no Brasil. Elas tornam a vida mais difícil, reconheço. Mas tornam a vida mais equilibrada e justa. A Lei existe não para ser justa, é para tornar nossa vida assim.

Peço calma nessa hora, em que tantos crimes estão sendo cometidos por gente de boa índole. Não é este o caminho pelo qual nossa sociedade irá crescer em evolução e qualidade. Nunca. Porque outra característica do crime é apodrecer tudo aquilo que ele toca, mais cedo ou mais tarde.

A especial atenção deverá ser dada ao crime de calúnia. Dizer que uma pessoa cometeu um crime, sem que se comprove depois, pela via correta e jurídica, é um dos piores atos que um ser humano pode cometer. E é um crime por si só.

Torço para que esta insana corrida à podridão tenha um fim rápido. Opinião é direito de todos, mas evitar a calúnia é obrigação de todos nós. Sempre.

Nenhum comentário: