quinta-feira, 24 de março de 2011

Hein? Ainda existe?

Ok, aceito porque sou humano. Vivo entre humanos e penso que temos algum diferencial a mostrar para o planeta. O maior deles é a divergência e o debate. Entre os dois, o respeito mínimo. Porque se não houver estes três ingredientes a Terra possui espécies biologicamente mais capacitadas que nós para viver sobre sua superfície e até debaixo dela. Os vírus, por exemplo.

Provar? Bem, esta é uma tarefa complicada. Mas vou usar um exemplo clássico: a discussão humana, muito humana, sobre esquerda e direita no espectro político. É como discutir o sexo dos anjos, porque dialogar sobre o que não mais existe - exceto na imaginação dos sonhadores - é perder um tempo absurdo e gastar a paciência alheia com bobagens de salão.

No campo econômico, a mais-valia venceu. Hora de buscar outro modelo, porque não acredito que este seja o mais adequado para a humanidade. Nisso a turma da "esquerda política" tem razão e terá razão até o fim dos tempos. Mas como são contados nos dedos os discordantes dessa afirmação, vamos discutir com quem?

No campo político, nenhum modelo esquerdóide esquizofrênico conseguiu evitar a formação de politburos. Apontem-me um em que uma elite de (argh!) esquerda não assumiu o papel que execra quando é assumido pela direita esquizofrênica e eu darei as duas mãos à palmatória.

Entre dois modelos de ditadura de pensamento, escolho nenhum.

Mas, se fizer alguma diferença, sou da Direita Política. Simples e sem vergonha de admitir o fato. Conseguir dialogar com todos os espectros me dá a certeza de que é possível sobreviver entre os desiguais. Porque viver entre iguais é muito fácil, qualquer vírus consegue.

Nenhum comentário: