terça-feira, 22 de março de 2011

O Céu é para todos (mesmo!)

Um político íntegro e de muito caráter (sim, eles existem!) morreu e foi para o Céu. Na fila enorme diante do Portão de Entrada, cedeu seu lugar para uma velhnha que estava logo atrás dele e preparava-se para aguardar um bocado quando foi puxado pela mão por um mensageiro:

- Venha por aqui, o senhor não pode ficar na fila.

Temendo o pior, mas com o coração cheio de esperança, foi levado a uma sala de recepção em separado. O ambiente era de um luxo que ele nunca tinha visto em vida. Sob uma música celestial e uma luz que revigorava, recebeu tratamento de VIP em uma pequena entrevista e, logo depois, apresentou-se a ele sua cicerone. A beleza e a doçura da moça eram imensuráveis. Seguiu-se um breve diálogo:

- O senhor gostaria de mais alguma coisa antes de conhecer seu lugar no Céu?

- Filha, o que eu poderia mais querer? Talvez voltar para a fila, porque agora já vou estar um pouco mais longe do Portão...

- O senhor não vai entrar pelo Portão, mas por aqui mesmo. Deus determinou isso de forma expressa.

- Nossa, quanta honra! Muito obrigado mesmo, de coração.

- Bem, é nossa praxe apresentar todo o Paraíso a quem chega. Pode parecer que demora um pouquinho, mas lembre-se que aqui o tempo não existe como existia na Terra. Vamos começar pelo transporte. Temos um Aston Martin, um Rolls Royce, uma Ferrari ou um Bentley Mulsanne à sua disposição. Claro que o senhor pode optar pelo helicóptero silencioso, mas aí - sinceramente - o passeio não é tão agradável. Dura menos tempo, sabe?

- Olha, eu sei que não mereço tudo isso. Mas esse Bentley acendeu um lado muito humano, eu vou aceitar.

Com um sorriso, a guia respondeu: - Não se preocupe com o lado humano. É o que o senhor sempre foi, não é mesmo? E o Bentley também teria sido minha escolha. Vamos?

O passeio começou. O político ficou com vergonha de confessar, mas os primeiros lugares vistos não impressionaram nada. Eram paisagens muito comuns, mesmo simples até, como bairros operários em casinhas de madeira. A guia explicava:

- Aqui moram grandes nomes que passaram pela Terra. Madre Tereza, Bispos Eméritos, Luther King e renomados outros protestantes e evangélicos, Gandhi e muitos homens e mulheres de caridade incontestável.

O político esperou para ver sua casinha. Estava curioso. Mas passaram pelo bairro e nada. Resolveu perguntar:

- Espere aí, Católicos e protestantes no mesmo bairro e com o mesmo padrão? É assim mesmo?

- É. Lembre-se. Não se pode pedir a um Pai que escolha um de seus filhos, não é verdade? Todos são parte Dele.

À medida em que o passeio continuava, a paisagem ia sempre se modificando para melhor, aos olhos ainda acostumados com visões do Planeta Terra. Casas muito maiores, lagos em frente aos jardins, alamedas bem mais largas e floridas. E os bairros passando.

Vieram áreas que seriam como rurais, com fazendas majestosas e imponentes. E mais, muito mais. Até chegarem a um ponto em que o político viu apenas castelos. Como aqueles mais impressionantes da Terra, que a gente costuma conhecer só em fotografia ou filme.

Para sua surpresa, o carro tomou a entrada de um deles. A pergunta escapou quase sem querer:

- Olha, vou morar é AQUI?

- Sim, é o lar que está reservado para o senhor em seu tempo conosco. Aproveite, é um dos mais lindos que temos. E muito confortável.

- Ah, filha... Não posso aceitar. Vi Papas, grandes médicos, grandes Pastores, muitos cientistas e teólogos, gente de Fé e de coragem tão grandes morando nos bairros mais simples. Não mereço mesmo! Deus deve estar sempre certo em suas razões, mas eu é que estou no merecimento errado. Não é justo eu morar em um castelo. Não mesmo!

- Ele previu que o senhor iria se espantar e se envergonhar. Não precisa. Aceite porque o senhor realmente merece.

- Mas como, se tem tanta gente melhor do que eu para morar ali?

- É por isso mesmo. Papas, Pastores, abnegados, benfeitores de toda a humanidade, isso temos aos milhares por aqui. Mas político sério e íntegro, com caráter e honestidade, o senhor é o primeiro que vem para cá. Nunca antes na história do Paraíso tivemos um. Então, o senhor merece tudo do bom e do melhor!!!


(Historinha humorística adaptada pelo autor do blog. A piada original é bem conhecida e de domínio público.)

Nenhum comentário: