terça-feira, 22 de março de 2011

Por que ter medo do Psicólogo?

"A mitomania – compulsão mórbida pela mentira – está longe de figurar apenas no universo infantil, nas lorotas de pescador ou em clássicos contos como o de Pinóquio. A necessidade descontrolada em freqüentemente fazer uso dela é estudada por segmentos da psiquiatria como um transtorno específico de personalidade que merece atenção e cuidados."

Fonte: CELERE, Solange - World Wide Web - www.mmais.com.br - disponível em http://www.mmais.com.br/materia.cfm/idedicao/13/tb/noticias/id/374, acesso em 22/03/2011

Homens mentem. O trabalho policial nos condiciona a entender essa necessidade e essa característica humanas. O bandido mentirá sempre, o tempo inteiro, não importando o custo particular ou social do alcance de suas mentiras. Não importando o quanto ele perderá, o quanto a sociedade perderá, o quanto o Estado perderá. Um bandido mente de forma tão corriqueira que não é difícil interrogá-lo porque não colabora: é difícil interrogá-lo porque a enxurrada de mentiras torna a filtragem das informações um trabalho excruciante.

Mas estamos falando de um bandido, ora bolas. Na vida do cidadão comum, a mentira não alcança este nível de apodrecimento severo da personalidade. Pessoas não deixam de ser perfeitas quando mentem, simplesmente porque pessoas perfeitas não existem.

Mentir pode ser um ato de defesa, de caridade, de mesquinharia, de solidão, de tristeza, de euforia descontrolada, de ódio, de preconceito, de carinho, de oportunismo. Não se pode avaliar a mentira pelo que ela é, nem se pode avaliar a pessoa porque ela mente. A mentira é, nós somos. Ponto.

Somente profissionais muito gabaritados podem traduzir o exato momento em que morre o ser humano e nasce o monstro. O mitômano voltado para o mal é monstro, porque perde o elo com a realidade que o cerca, para só reconhecer a realidade que o agrada. As duas, infelizmente, não se dialogam.

Nesse contexto, a única e última esperança de salvação é a consulta a um bom psicólogo, que pode ajudar a pessoa a se compreender, a compreender porque mente de forma compulsiva e irrestrita (principalmente para si mesma), a buscar um ponto fora da curva de autodestruição em que se encontra.

Por que ter medo deste profissional, então? Afinal, nunca é tarde para se salvar uma vida.

Nenhum comentário: