quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acerta mesmo!

"E o outro pólo do conflito? Os idealizadores da manifestação teriam a mesma compostura? Que ela seja cancelada eu duvido muito, pois é um baita palanque para gente desesperada. Mas é uma hora danada de boa para orientar todos os participantes de que a questão central da discordância está encerrada. Se ainda houver uma manifestação, há tempo de sobra para que ela seja planejada como algo positivo."

Pode ler o post inteiro ali embaixo, de novo. Porque a Bola de Cristal acertou mais uma. O palancão armado na Câmara Municipal por pouco não se transformou em palco de vergonha, exatamente como eu havia dito que poderia acontecer.

Todos os analistas sérios da cidade estão corretos em afirmar que a manifestação de ontem, pela volta do símbolo religioso que já havia voltado ao plenário da Câmara Municipal, não teve seu foco mudado pelos idealizadores. Para mim, nenhuma surpresa. O foco nunca foi a pretensa fé, que dispensa violências. O foco foi o palanque: ele pretende dispensar as violências, mas não se incomoda que aconteçam contanto que o palanque em si aconteça a qualquer custo.

E que custo! Ver pessoas brandindo crucifixos e entoando profissões de fé do naipe de "Tem mais é que linchar o pastorzinho!" me fez abrir mão de acordar bem hoje. Acordei com vergonha do mesmo jeito. Ainda bem que com uma tragédia a menos para manchar a história da cidade.

Fica o aviso: nenhuma multidão conhece controle. Nenhum controle conhece o poder de uma multidão. Principalmente no caso da multidão não ter sido orientada sobre o que, exatamente, se esperava dela. Quando as motivações envolvem malícia, engodo, disfarce e segundas intenções, aí não há sequer a presença de humanidade.

Só cheguei à Câmara por volta das 18h00, quando imaginei que o pior já havia passado. Infelizmente ainda havia restos do descontrole para observar. Espero que muitas daquelas pessoas tenham tido o sono dos justos, afinal muitas pensavam estar promovendo justiça, fraternidade, paz, tolerância e perdão, como preconizado no cristianismo.

Quanto aos aproveitadores de ocasião, um recado e uma certeza: cuidado quando forem armar o próximo palanque baseado em guerra. Pode ter dado certo desta vez, já que ninguém se feriu, mas pode dar errado na próxima. E na próxima, eu serei um dos primeiros a lutar até os dentes para que a dignidade de todos seja preservada a qualquer custo.

Que os espertalhões tenham um bom dia, sob as bençãos do Criador. Ele não esquece dos seus próprios princípios.

Nenhum comentário: