terça-feira, 19 de abril de 2011

Apresentem-se

Se houvesse um único conselho possível para ser dado em uma vida inteira, qual você escolheria para oferecer às pessoas? Este é um desafio que me impulsiona há muito tempo.

Eu escolheria um só para dizer a todas as pessoas com as quais tivesse a oportunidade de conversar: apresentem-se a quem quer que seja, se a vida lhes der esta oportunidade. Se ela não der, fabriquem a oportunidade e vão em frente.

Apresentem-se, porque é o único meio de conhecer outra pessoa como ela é. Claro que ela pode simplesmente não querer vocês como conhecidos e conhecedores; faz parte da liberdade de arbítrio escolher nossas companhias. Mas ainda assim apresentar-se é um meio inteligente de abraçar a realidade e livrar-se da fantasia.

Apresentem-se. Conversem, tentem tirar suas dúvidas e construir suas pontes emocionais e lógicas com outros humanos neste planeta. Todos tem algo bom e algo ruim para compartilhar. A grande maioria de nós possui algo de bom, em maior quantidade e qualidade, que algo de ruim. Dialogar é o único caminho para filtrar suas relações.

Mas o diálogo é uma segunda etapa. Apresentar-se a alguém é pré-requisito para se conhecer este alguém. Por isso o Drops de Sanidade já trouxe os meios de contato para que todos se apresentem e eu me apresente. Vou ressaltar que o telefone pessoal mudou (pela última vez, graças à portabilidade numérica) e agora é 8777-1999. Continuo não atendendo chamadas com identificação inibida. Questão de princípios.

Sou justo e severo em minhas relações pessoais. Sou generoso e mesquinho, também. Em suma, sou humano de carne e osso. Apresentem-se, e conhecerão o ser vivente por baixo do ser que aparece aqui em letras frias e números frios. Aí aceitarei o seu julgamento com respeito e dignidade, porque somos livres para avaliar o que nos serve ou não.

Julgar-me apenas pelo que surge no mundo virtual não evoluirá nem a vocês, nem a mim. Aqui represento um papel muito menor que o que exerço na vida prática: o de ser homem incompleto e imperfeito. Por isso mesmo buscando aprender o máximo com o máximo de pessoas que eu puder conhecer. Apresentando-me.


Nenhum comentário: