quarta-feira, 13 de abril de 2011

Dia de parabenizar ao "A Notícia"

Da exata mesma forma que faço, dando os parabéns quando o Jornal Bom Dia comemora seus aniversários. Tenho com o "A Notícia" uma relação de carinho e raiva, há muito tempo. Sempre imaginei que raiva fosse um atributo meu, quando na verdade é uma virtude do jornal.

Ao longo dos 14 meses em que escrevo regularmente no Bom Dia, descobri que gero raiva em muitas pessoas. Aqui no Drops também. E não é atributo de quem lê. É mérito de quem escreve, fazendo com que as pessoas vejam o escritor, imaginem a realidade que ele quer transmitir e creiam nesta realidade. Ou não reagiriam a ela.

Este o maior mérito do "A Notícia". O jornal é crível no que se propõe fazer, mesmo quando deixa a gente colérico. Agora mesmo, no calor da onda de gente que vem sendo apanhada com armas em escolas, lembro de um bate-boca com Breno Eustáquio sobre o "efeito simpatia" que a divulgação do crime produz. A imprensa não produz crimes, mas tem o potencial de proporcionar válvulas de escape para os dementes que se encontram em estado de latência. Na minha opinião, claro.

A Notícia é um ótimo jornal. Tanto que já atraiu minha cólera muitas vezes. Como sei que já atraí a cólera do pessoal de lá muitas vezes, este empate sai de ótimo tamanho. O ISO 171 que eu inventei deve ter deixado toda a equipe fula da vida. 

O interessante é que a equipe jamais me taxou de escritor 171, o que teria me deixado fulo da vida e com a cara no chão. Talvez tenham sido dos poucos a lembrar do que escrevi sobre o defeito de personificar, que atinge Monlevade como um vírus mortal.

Nem vou retirar o ISO 171 do A Notícia. Sou malandro o bastante para saber que não haverá propaganda dele. E sou maluco o bastante para fazer a propaganda do meu ISO 171, que existe mesmo e é muito meu. Se algum outro por aí quiser admitir, seja bem vindo. Sou anti-rótulo mas uso, rsrs.

Vai a última alfinetada no MP: assume logo que o "A Notícia" faz oposição, uai! Eu, com toda a humildade do mundo, sugiro até o slogan: "O Jornal que faz oposição para livrar a cidade da inanição!"

Pronto, falei! E demais, como é comum para mim. 

Que o jornal "A Notícia" possa exercer o seu papel social por muitos anos ainda, porque João Monlevade precisará sempre. Com malandragem e com talento, que é o que realmente importa.

2 comentários:

Cutucadas disse...

Olá. Li sua crônica "caçador de caçadores hoje no Bom Dia.
A escola na qual se referiu esta virando caso de polícia. Sou vizinha da Escola e durante os três turnos a coisa está feia. Os alunos não respeitam os professores.Constantemente há brigas dentro da sala de aula. Já pensei em ligar para a polícia várias vezes, mas, como sou vizinha...
Pois é, talvez esteja faltando mais caçador de caçadores...
Abraços.

Márcio Passos disse...

Valeu, Célio.
Nunca nos ofendemos com o ISO 171 por dois motivos: sabemos que é uma provocação do mesmo modo que temnos plena consciência da importância da certificação para a produção do A Notícia.
Quanto a ser ou não oposição, vamos atender a você agora:
Somos oposição, mas só até o dia em que a avaliação positiva do Governo Prandini passar dos 50%.
Um abraço.

Márcio Passos