segunda-feira, 18 de abril de 2011

Suprapartidarismo

Esta palavra é recorrente no Drops de Sanidade. Ela reflete o meu desespero em verificar que nenhuma agenda local suplanta o sectarismo, a divisão em dois pólos e a incapacidade de buscar conjuntamente algo maior no universo da política.

É bom salientar que o suprapartidarismo não é uma lei draconiana. Nem todos os assuntos vão além das visões particulares, até porque sabemos que há visões particulares notadamente míopes. Mesmo em João Monlevade.

O que deve ser buscado, por dever de cidadania e civilidade, é ir além. Não me parece tão difícil porque uma agenda suprapartidária depende apenas de vontade e respeito às diferenças. Isso poderemos alcançar com relativa facilidade. O que me parece muito mais difícil é estabelecer um Partido Político que tenha a vontade de iniciar este movimento.

Na cidade há apenas três partidos políticos que apresentam alguma identificação social reconhecível. E nenhum deles possui uma agenda partidária aberta e simples de entender.

Vejamos o Partido dos Trabalhadores: inegavelmente possui identidade dentro de si mesmo, mas na hora da efetiva participação social vale-se de uma série de organizações terceirizadas (ONG`s, Sindicatos, Associações e afins) para fazer valer o que pensa e como age.

O Partido da Social Democracia Brasileira está limitado pela atuação de seus dois parlamentares, sendo que não atingiu a porosidade social desejável, ainda. Não é o perfil do Partido, convenhamos, mas não realizar este trabalho deixa de lado uma das mais belas funções que um partido político possui: estar, efetivamente e ao longo dos dias, do lado da população.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro parte da mesma plataforma, que é estar funcionando para si mesmo de forma mais visível que estar funcionando para a sociedade monlevadense.

Talvez o maior entrave seja o hábito arraigado no Brasil, de priorizar os nomes das pessoas envolvidas em lugar do projeto político do qual efetivamente deveriam fazer parte. A consolidação dos partidos políticos como identidades funcionais e vivas pode ser o primeiro passo para que haja alguma agenda suprapartidária em João Monlevade.

Seria também o primeiro passo para se obter uma agenda social de alguma relevância e eficácia.

Nenhum comentário: