sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tragédia de Realengo - Resposta Impossível

Esta vai para o amigo (oculto, como me solicitou) sobre as causas e consequências da tragédia no Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, apenas para deixar bem claro, minha tristeza é a mesma de todos vocês, mas eu me preocupo mais com as tragédias aqui onde vivo. Questão de coerência.

Em segundo lugar, quem me conhece conhece minha qualificação. Sou um estudioso de minha área, mesmo após quinze longos anos dentro dela. O homem que não se atualiza em intelecto tende a voltar a ser símio. Pronto, falei.

Em terceiro lugar, armas não matam. Pessoas matam utilizando armas, e isso não há Estado ou sociedade que possa controlar permanentemente. Essa notícia não será veiculada por nenhuma rede de mídia. Paciência, faço eu: crimes serão cometidos enquanto houver homens no mundo. A nossa natureza é imperfeita e incompleta.

Portanto, o que nos cabe é tentar minimizar ao máximo as potencialidades. serve para o crime, para a má gestão, para a violência em geral. Não há respostas definitivas, mas perguntas que se acumulam em busca de respostas. Sempre.

Finalizando, o país que queremos é o país que construímos com nossos pequenos gestos. Quem se escandaliza com a chacina mas acha natural não pagar suas contas lícitas, por exemplo, está demolindo o Brasil e não pensa sobre isso, ou pensa que um pilantra a mais não fará diferença.

É por causa de gente assim que uma chacina a mais não fará diferença.

Nenhum comentário: