quinta-feira, 12 de maio de 2011

Bem vindos ao universo da ditadura

Ontem, estive com o Ronaldo Lage na Câmara Municipal. Para quem não sabe, Ronaldo é o denunciante de que houve censura de conteúdo na Internet Pública (jocosamente apelidada de Prandinet) instalada em João Monlevade.

Ele reportou que houve bloqueio de acesso total a Blogs de opinião contrária ao atual - vá lá - governo de João Monlevade. E informou que não se tratava de bloqueio genérico (onde toda uma gama de conteúdos impróprios seria isolada), mas de bloqueio seletivo, aquele que brota da alma de quem não quer ver outro tipo de liberdade acontecendo à volta da sua própria.

O bloqueio foi percebido pelo Ronaldo Lage na Quinta-Feira passada e denunciado através de comentário feito no Blog Pitáculo. Manifestei minha surpresa e minha incredulidade aqui no Drops, porque este tipo de coisa é comum de ser associado mesmo é com a Ditadura, e o - vá lá - governo de João Monlevade é fruto de uma coalizão de forças que sempre se apresentaram como guardiãs da Democracia (Partido Verde e Partido dos Trabalhadores encabeçando o grupo).

Tanto é que na Segunda-Feira eu fiz testes de campo aberto e obtive relativo sucesso em acessar conteúdos de opinião universais, e declarei isso aqui mesmo no Drops em alto e bom som. Democracia, afinal, é defender o que você não concorda, porque da discordância é que surge o enriquecimento das ideias. Portanto, na Segunda já não havia censura seletiva na "Prandinet."

Ontem o Ronaldo me apresentou as provas documentadas. Páginas e páginas impressas contendo o bloqueio integral de sites como o Monlewood, Rapadura, Jornal o Popular e o próprio Pitáculo. Impressionante...

Dizer o quê, numa situação destas? Que a Constituição Brasileira execra a antidemocracia? Que a liberdade não é tão abstrata assim? Que os homens são traduzidos por seus atos, mais que por suas palavras?

Prefiro ficar no simples título dessa postagem: Bem vindos, monlevadenses de caráter e de brio na cara, ao universo da ditadura. Façam bom proveito, se puderem.

Nenhum comentário: