terça-feira, 24 de maio de 2011

Pensamento uno

A crítica, quando personificada, revela também a pessoa do crítico. O pensamento uno que se observa de uma série crítica revela o pensamento uno que se aloja no crítico autor, fazendo dele um medíocre. Eis porque os críticos de qualidade são fundamentais para a Democracia e para o pouquinho de evolução que o país viveu nos últimos anos de Democracia plena.

Este espaço viveu dias de vassalagem e de críticas com pensamento unitário: tantas foram as ideias e sugestões elencadas aqui que já não é simnples buscá-las no universo de quase 1750 postagens diversas. O pensamento uno era de ajudar a qualquer custo. Como todos devem saber a esta altura, não daria certo porque não havia como dar certo. Não deu.

Atualmente existe uma dualidade saudável para o caráter do crítico: não abri mão de apresentar ideias. Apenas me reservo o direito de apresentar uma nova quando uma - e apenas uma que seja - das muitas ideias pregressas seja pelo menos discutida. Nem que seja para ser descartada por motivos justos.

Se esta dualidade é considerada danosa pelos criticados, azar o deles. Não posso ser responsabilizado pelo que as pessoas entendem. Só posso ser responsabilizado por aquilo que digo. E assino, é bom lembrar.

A cada dia, percebo que nada que saia da cabeça de poucos será benéfico para a vida de muitos. Não há como uma nação funcionar deste jeito.

Nenhum comentário: