quarta-feira, 11 de maio de 2011

Seu anonimato virtual é uma lenda

Hoje, às 09h15, o IP 189.3.150.33 estava conectado da cidade de João Monlevade aqui no Drops. Não estou relatando isso por causa de qualquer problema, simplesmente quero alertar a todos sobre o pretenso anonimato que muitos imaginam haver na Internet.

Este IP (189.3.150.33) como quase todos os outros que são coletados por mim diariamente, é dinâmico. Significa dizer que às 09h15 ele poderia estar sendo utilizado pelo computador de Dona Maria das Couves (obrigado, Melo!) e amanhã, pode estar sendo utilizado por qualquer outra pessoa num ponto qualquer do Brasil. É verdade.

Mas hoje, às 09h15, ele estava sendo utilizado EM João Monlevade, e por uma provedora de acesso que possui registros do circuito físico por onde ele se conectou. Pode ser a OI, TIM, Vivo, Claro, Robynet ou Valenet. 

De posse do IP, do dia, do horário e da localidade de origem, se eu tivesse sido vítima de algum psicopata "anônimo" e se eu tivesse o firme propósito de localizar este psicopata, bastaria solicitar ao provedor de acesso o identificador do circuito lógico, e obteria dois resultados possíveis.

O primeiro deles, o endereço físico mesmo (número de telefone fixo vinculado ao circuito, com Bairro, Rua e n.º, no caso do Velox)

O segundo deles, a Identificação de RG e CPF do proprietário do circuito não físico/fixo (OI, TIM, Claro, Vivo (minimodens celulares) ou Robynet e Valenet para ondas de rádio)

Bem, com o endereço físico ou com a identificação de propriedade do acesso não físico/fixo em mãos, quanto tempo levaria para chegar ao anônimo psicopata? Uma hora, no máximo. Os detalhes eu não revelarei por razões óbvias.

Como podemos observar, a Internet oferece um anonimato de fachada, que só é eficiente se as vítimas não se interessarem na identificação de criminosos virtuais, em muitos casos. Alguns outros casos permitem mesmo um anonimato maior, mas eu não serei o idiota que vai elencar aqui estes casos. Não quero ensinar mais nada a quem já tem o caráter ruim.

Só quero informar aos "anônimos": não se iludam. A Internet é como a vida. Algumas coisas funcionam bem, outras nem tanto, algumas pesquisas são fáceis, outras nem tanto. Mas as coisas e as pesquisas podem ser encontradas. Basta saber procurar e possuir comportamentos seguros e eficientes na origem.

No meu caso, a eficiência e a segurança são primeiros passos. Sempre.

P.S - NÃO IDENTIFICO CADA ACESSO QUE O BLOG TEM. NÃO É POSSÍVEL FAZER ISSO SEM TER UMA ORDEM JUDICIAL. E ELAS SÓ SÃO FORNECIDAS SE SEU FOR VÍTIMA DE ALGUM CRIME E QUISER IDENTIFICAR O CRIMINOSO. PARA ACESSAR O BLOG COMO CIDADÃO DE BEM, EXISTE UMA PROTEÇÃO PERFEITA PARA SUA IDENTIDADE CIVIL, A MENOS QUE VOCÊ QUEIRA ME OFERECER O CARINHO E A AMIZADE DE DIZER SEU NOME, COMO MUITAS PESSOAS FAZEM. SE É PARA O BEM, SEJA SEMPRE BEM VINDO!

Nenhum comentário: