terça-feira, 21 de junho de 2011

Darcy Ribeiro e a "derrota" do Sintramon

"Perdi quase todas as batalhas que disputei. Ainda bem, pois eu detestaria estar do lado vencedor". 

Esta frase, dita por qualquer um, faz soar o alarme da ignorância em ação. Mas ela foi dita por Darcy Ribeiro, que entre outras coisas era um educador de primeira grandeza. E fazia todo sentido para ele.

Assim deve se sentir o Sindicato dos Servidores Municipais agora. É uma derrota, amarga e que deixará cicatrizes. Mas o lado vencedor, bem, não é necessário dizer nada. Acabou. Estamos no compasso dos dias e dos meses que faltam para consertar o que veio defeituoso, de fábrica.

E uma realidade não poderá jamais ser diluída pela borracha oficial, na história de João Monlevade. A dignidade nunca esteve na borracha.

Um comentário:

Raoni Ras disse...

Caro Célio, Darcy Ribeiro pra mim é a maior personalidade brasileira de todos os tempos, porém sem o devido reconhecimento. Sua luta pela educação de qualidade, foi a mais extraordinária da história, mas foi vencido, e foi nesse parâmetro que ele escreveu a filosófica frase citada por você. A frase completa é a seguinte:
“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"

Creio também que a sensação do Sintramon deve ser semelhante, mas como diria Darcy, a vitória(moral) está do lado dos servidores, enquanto a derrota(ética) do outro lado.

Parabéns pelo belo texto.
Abraços, Raoni Ras