sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Diálogo

"Em Monlevade, hj foi um dia especial, os professores aprovaram a proposta do Governo, pondo fim à greve. Com diálogo encontramos o caminho."

Gustavo Prandini, pelo Twitter - 11/08/2011 - Aproximadamente 20h15


Gustavo Prandini não estava no Sindicato dos Metalúrgicos durante a Assembléia dos professores. Tudo bem, não poderia para não ser trucidado por vaias. Eu, que estava lá, esclareço: A categoria não aprovou proposta do Governo, conformou-se em discutir a questão retornando ao trabalho. Este tipo de diálogo é bem a cara da Administração atual. Não há. Assim como não há caminho. Mas pessoas são livres para falar o que quiserem, mesmo quando suas atitudes estão no pólo magnético oposto.

Ainda estamos em Agosto de 2011. E tome oração.

2 comentários:

Sandra Fernandes (Professora da Rede municipal de ensino de João Monlevade) disse...

Caro Célio,
que bom passar por aqui e ver a forma como você esclarece os fatos.Quisera eu que todos os meios de comunicação tivessem expressado de forma tão clara:"A categoria não aprovou proposta do Governo, conformou-se em discutir a questão retornando ao trabalho." É preciso que isto seja dito em alto e bom som.(Será que "eles" conseguem entender???)Todas as propostas da prefeitura foram reprovadas pelos professores em Assembleias.Aos meus colegas, FORÇA,RESPEITO, DIGNIDADE...

Unknown disse...

Bem, não vem muito de encontro à questão, porém achei interessante.

A Evolução da Educação:

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...

Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...



Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:



1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.

Qual é o lucro?



2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?



3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Qual é o lucro?



4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00



5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

O lucro é de R$ 20,00.

Está certo?

( ) SIM ( ) NÃO



6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00



7. Em 2010...:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.

Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.

(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder, pois é proibido reprová-los).

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00



E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos, pois a professora provocou traumas na criança.

Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado).



Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:



Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"