Acesse aqui o link para o blog Respostas Oficiais, Blog criado para garantir o acesso da população, de forma irrestrita, a todas as respostas da Prefeitura aos órgãos de imprensa. O objetivo é ampliar ao máximo a transparência da Comunicação governamental.
Respostas, no modesto entendimento deste palpiteiro aqui, são a parte complementar de um pressuposto simples: deve haver perguntas. Entre 05 de Agosto e 17 de Agosto de 2011, nenhuma - repito - NENHUMAZINHA SEQUER - pergunta foi enviada pela imprensa local para a Comunicação da Prefeitura?
Porque neste período não há uma única resposta oficial publicada por lá. Claro que sabemos o motivo: o blog foi criado para aporrinhar os profissionais do Jornal A Notícia e pronto. Quando o periódico recusou-se a participar da pantomima, acabou o princípio basilar e dual de que, para haver uma resposta, tem que haver quem pergunte alguma coisa. Qualquer coisa.
O Assessor de Comunicação poderá vir a público e informar que não houve publicação de respostas neste período, mesmo tendo ocorrido o envio de muitas perguntas. Eu não faria isso porque seria uma declaração de indolência e desapego ao trabalho, além do fato de que seria necessário forjar uma realidade que o Google não permite, que é a de retroagir datas.
Ou poderá vir a público e dizer o óbvio, já adiantado por Márcio Passos: além do Jornal A Notícia, algum outro órgão de imprensa encaminhou alguma vez uma única pergunta que merecesse o cuidado de um blog dedicado? Não, sabemos que não...
Será que viria a público para informar que ultimamente ninguém está mandando perguntas para a Assessoria? Penso que isso não corresponde à realidade. O fato do Governo ter morrido não significa que suas ações administrativas corriqueiras tenham morrido também. A Prefeitura, como prestadora de serviços, independe de um Governo dentro dela para funcionar. Sabemos disso por nossa experiência atual.
Mas se já não existe o envio de perguntas, este é um indicador ruim demais. Significa que os periódicos aliados - até eles! - também não enviaram perguntas para fundamentar a criação do malfadado Blog. Provavelmente seus proprietários estão verificando, desde já, se suas mãos podem conter confortavelmente uma alça de caixão. Mau sinal...
Alguma coisa me diz que ouviremos, algum dia no futuro incerto, algo do tipo: "realizou um trabalho brilhante, competente e comprometido, mas o governo está tomando um novo rumo político, bla, bla, bla..." e a equipe da Assessoria de Comunicação volte a desempenhar o papel que sabemos ser ela capaz de desempenhar.
Até lá, conselho: gente aliada e parceira, manda as perguntas! A gororoba do Blog ainda não foi retirada do ar por perda de objeto...
Nenhum comentário:
Postar um comentário