quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Amplo debate

Tenho visto muitas pessoas falarem em "amplo debate" quando defendem seus interesses aqui na terrinha. Pessoalmente não conheço alguma matéria de interesse público, universalizado, que tenha passado por qualquer debate em João Monlevade. Nem uma troca de "oi, tudo bem?" depois que a marreta já desceu na cabeça de todos nós.

O que vejo, com raríssimas exceções, é o chamamento de alguns gatos pingados para a defesa de interesses. Alguns são muito legítimos, outros nem tanto. Também faz parte do jogo democrático a pressão para que prevaleça um ponto de vista. Sabemos todos disso.

O que preocupa é quando este ponto de vista busca prejudicar a quem não tem forças para se defender sozinho. O que me enlouquece é ver quem deveria ser o defensor dos interesses destas pessoas (as que tiveram poucas chances na vida) trabalhar claramente contra elas.

Quando muitos agentes políticos por aí falam em "amplo debate", minha primeira certeza é de que debateram muito com sua própria consciência. Quando a encontram, é lógico. E a conversa pode ser muito ampla, mas é um monólogo.

Nenhum comentário: