quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cidadania é ação

Antes de mais nada, é preciso afirmar que sua liberdade de ser cidadão em casa é um privilégio seu. Ninguém pode tomá-lo de você, a menos que você concorde com isso. Só que este privilégio custa caro. Faça o básico e você entenderá.

Saia um pouco do conforto de casa. Não precisar ser por muito tempo, nem precisa ser sempre. Mas de vez em quando, quando houver um tempo disponível, utilize seus olhos e sua capacidade de interpretar as coisas.

Vá aos lugares, converse com as pessoas diante dos fatos, confirme se tudo o que você escuta é tão vital quanto o pouco que você vê. Essa atitude te dá a liberdade de não ser enganado, de não ser manipulado, de entender porque se paga tanto e se recebe tão pouco de volta, no Brasil inteiro.

Cidadania é ação. Seus filhos podem precisar de suas ações agora, assim como você precisou da ação de muitas pessoas lá atrás. O mundo não mudou apesar dos homens; o mundo mudou por causa dos homens. Saia de casa para transformar o seu mundo e o seu mundo vai se transformar. É assim que funciona, desde sempre.

A única alternativa é aceitar tudo o que vem, goela abaixo. E, pode acreditar, nosso estômago não é indestrutível e nem é infinito. Uma hora podemos envenenar nosso corpo. Ou, pior ainda, o nosso espírito de liberdade e de transformação das coisas.

Nenhum comentário: