sábado, 1 de outubro de 2011

A cada um o Juvenal que lhe cabe

Antes de mais nada, antes de qualquer outra coisa, vamos deixar bem claro: não conheço, não recebi nenhuma intimidade ou autorização pessoal por parte dele, não tenho apreço ou desapreço pelo ser humano Juvenal. Falo da figura pública que ele aceitou se tornar em João Monlevade.

E somente falarei do Juvenal porque o nome é sonoro, como também é sonoro o nome Tadeu. Taí uma ótima arrancada para um artigo: a dupla sertaneja Juvenal e Tadeu. O Partido dos Trabalhadores repete uma fórmula que ajudou pouca coisa em nossa cidade quando foi tentada antes.

O Partido dos Trabalhadores mandou um recado claro aos monlevadendes. Estudar para quê? Aprimorar os conhecimentos para quê? Quando for necessário, o PT importará talentos de onde for, mas não aproveitará talentos nascidos aqui.

Os quadros do PT em João Monlevade não poderiam fornecer um Assessor de Governo apto ao diálogo, ao respeito às diferenças, à vontade férrea de conduzir a cidade em um caminho de evolução social? Esses mesmos quadros não poderiam fornecer um estudioso do trânsito urbano(partindo da ideia de que José Jaime, o primeiro a sair do Settran neste governo não era capacitado, o que é uma ideia errada)?

O que é um Partido Político que não possui a autorização de dialogar com seu próprio governo, de fornecer os talentos locais (ou PROCURÁ-LOS) para os problemas que todo governo encontra? Dirão que partidarizar um governo não é o melhor caminho para coisa alguma. Concordo.

Mas um Partido Político deve se pautar por ações concretas de ampliar a qualidade de vida, no município onde se fez. Essas ações requerem, inclusive, que haja busca permanente de talentos a se filiar. Não para a benesse do cargo público por si só, mas para o fortalecimento da cidadania política em todo lugar.

Obrigação, aliás, que não compete somente ao PT. Compete a todas as siglas que existem em João Monlevade buscar um meio de se tornarem partidos políticos. A cidade pode dar o exemplo a um país letárgico em sua acomodação.

A dupla Tadeu e Juvenal, Juvenal e Tadeu, não é responsável pelo convite. Somente pela aceitação, o que já é responsabilidade enorme. Portanto, deve ser cobrada apelas pelos resultados, não pelas nomeações. E os resultados somente aparecem com o tempo e com a maturação.

Permanece minha perplexidade inicial, entretanto. Não havia ninguém, mas ninguém mesmo, dentro dos quadros de filiados do PT em João Monlevade, capaz de executar estas funções? Não havia ninguém, mas ninguém mesmo na cidade inteira, capaz de executar estas funções?

Porque o resultado final não ficou muito bom. Acabou-se transferindo renda de João Monlevade para o Vale do Aço, e basta uma comparação serena para verificar onde está a riqueza entre estes dois pólos. Robin Hood está exultante no túmulo.

Aos anônimo chatos: não, eu não preciso de um emprego na Prefeitura. Nunca precisei, graças a Deus e ao meu esforço e dedicação. Sim, sou nascido e criado em João Monlevade e quero ser enterrado aqui. Se houver jeito, porque a situação dos cemitérios está terrível. Não tá na hora de buscar alguém que entenda de cemitérios, não? 

Nenhum comentário: