segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Entre nós e Itabira vai um mundo

De diferenças, Graças a Deus. Principalmente porque as duas cidades merecem muito respeito e admiração. E porque cada uma delas deve cuidar de seus problemas locais. Mas o objetivo aqui é destacar uma das diferenças positivas a nosso favor: enquanto Itabira está passando por um momento difícil em relação à Democracia (onde anônimos e bandidos estão tomando a rede virtual de assalto para denegrir pessoas sérias), João Monlevade está vivendo um momento ótimo.

Há espaços de informação e opinião para todos os sentimentos e gostos. Todos devidamente assinados e levados adiante por pessoas de carne, osso e identidade. À parte alguns anônimos menos preparados para conviver com a Democracia plena que postam comentários esparsos, quase todos os autores relevantes são conhecidos do público monlevadense.

E esta característica não tem preço. Sempre afirmei que Blogs, redes sociais e outras ferramentas digitais não podem ser o único motor social que nos alavanca. Mas se não houvesse o sentimento de honra, brio e caráter que observamos em nossos autores, a cidade estaria dando sinais de morte da Democracia. Só quem estudou ou viveu profundamente os regimes ditatoriais sabe o que isso representa na vida de um ser humano...

Torço para que Itabira reencontre o caminho do debate democrático, e que João Monlevade jamais perca o seu.

Nenhum comentário: