terça-feira, 18 de outubro de 2011

Fazer oposição dói


Este link traz numerosos processos judiciais onde a figura pública do Prefeito Municipal consta como parte. De nove procedimentos, seis são voltados contra o Jornal A Notícia ou contra o seu proprietário, Márcio Passos. A tradição do costume permite afirmar que, em João Monlevade, os dois nomes se confundem: A Notícia é sinônimo de Márcio Passos e Márcio Passos é sinônimo de A Notícia.

Cada leitor do Drops faz a análise que quiser, este é um dos fundamentos da Democracia. Ela, inclusive, é responsável por haver um Poder Judiciário atuando também em favor do cidadão. Nos regimes tirânicos, o Judiciário só tem olhos para o que o mandatário quer ver.

Um fato curioso a ser refletido é que Gustavo Prandini é advogado e, portanto, sua profissão é fruto direto de um regime democrático estabelecido e em amadurecimento constante. A pesquisa foi feita pelo nome das partes, o que significa que o combativo advogado Gustavo não tem processos abertos contra si, atualmente, por nenhuma das pessoas públicas contra as quais litigou até 2008.

Isso nos faz refletir sobre a natureza do exercício da função pública superior, antes de 2009 e depois de 2009, em João Monlevade. Salta aos olhos uma intolerância à divergência de ideias e opiniões. Nossa Constituição Federal cita a liberdade de opinião identificada como um dos pilares de nossa Democracia, e faz um bem enorme ao Brasil inteiro que assim seja.

O Governo argumentará que está buscando não o enforcamento da liberdade de expressão, mas o limite em que tal liberdade pode ser exercida. Concordo, em parte. Apenas depois que o Judiciário se manifestar em todas as instâncias será possível concluir algo concreto.

O que me intriga é saber que 66,6% de todas as ações judiciais apontam para um destino só. E porque a ação parlamentar de José Arcênio Magalhães teria ofendido o Poder Executivo de alguma forma, já que o Poder Legislativo é independente - ou deveria pelo menos estar independente. Em joão Monlevade começo a ter sérias dúvidas a respeito disso.

Marcelo Vieira Barbosa também é alvo da ira Executiva. Sabe-se lá porquê...

Só me permito concluir, por agora, o que seria deste link em extensão e em profundidade, se a população inteira fosse intolerante contra a pouca capacidade de governo. Provavelmente teríamos uma lista tão extensa de nomes quanto um catálogo telefônico.

Nenhum comentário: