sábado, 29 de outubro de 2011

A importância da cidadania

Quem acompanha as matérias jornalísticas em João Monlevade percebeu, nos últimos tempos, a importância da cidadania através da denúncia. Falo especificamente da denúncia-crime, aquela que é apresentada às Polícias de forma anônima mesmo (este anonimato é compreensível).

O artigo não pode tender para um endeusamento ou desqualificação do trabalho policial. É uma visão isenta da cidadania envolvida nele. Sem a comunidade, qualquer aparato policial trabalha muito aquém de suas reais capacidades. O envolvimento da sociedade amplifica as ações da Polícia, como se pode observar ultimamente.

Segurança Pública é matéria de preço elevado. tanto é elevado que nenhum Município é instado a bancar, com recursos próprios, a totalidade da prestação do serviço. Os Municípios são citados em texto constitucional como colaboradores do sistema. E já fica caro para eles essa simples colaboração.

É nesse momento que a participação da sociedade se torna fundamental. Com o apontamento preciso dos locais onde atuar, a Polícia desonera financeiramente suas ações. Exemplificando, é muito mais barato e eficaz deslocar uma equipe para um ponto conhecido do que deslocar seis delas para, no palpite e na casualidade, combater de forma efetiva o crime.

Esta é uma demonstração simples de que a cidadania acontece de muitas formas, até das que nem imaginamos que sejam atos de cidadania. Parabenizo as pessoas que se engajam conosco nessa luta, que é árdua e sem fim.

Nenhum comentário: