quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Utilidade pública - Cuidados com o GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo - gás de cozinha - é em geral muito seguro. Prova disso é que os poucos eventos de desastre registrados apontam muito mais para a negligência de manutenção e atitudes, do que para a volatilidade e capacidade de ignição do gás.

Dentro de casa, principalmente, cuidados simples podem evitar até mesmo as remotas chances de uma explosão e de seus efeitos danosos.

- Verificar mensalmente se há vazamentos no sistema (aplicar bolha de sabão nas válvulas e nos pontos de apoio das braçadeiras)

- Verificar a cada seis meses a integridade das mangueiras (ver se não há rachaduras)

- Obedecer os prazos de troca das mangueiras e válvulas (cinco anos, e são componentes baratos)

- Fechar as válvulas de segurança à noite (no caso do botijão ser localizado dentro de casa)

Além destas recomendações, outra muito simples e muito importante: o GLP é um gás que não tem cor nem cheiro (aquele "cheirinho" é adicionado para aumentar a segurança) e, portanto, pode ser que um vazamento dentro de casa não seja percebido. Isso acontece porque o gás de cozinha é mais pesado que o ar e, quando vaza, ele desce devagarinho e se concentra no chão.

Então, na ausência de luz e percebendo mesmo o mais leve cheiro de vazamento, é importante usar apernas uma lanterna para iluminar o ambiente, para adotar as medidas de espalhar o gás para fora do cômodo. Utilizar isqueiro, fósforo, ou mesmo ligar a luz elétrica pode resultar num acidente sério. A lanterna não produz nada que possa incendiar uma quantidade de GLP concentrada no cômodo, portanto é bem segura.

Os botijões devem ser vistoriados na hora da entrega em casa. Rejeite os que estão amassados demais ou com prazo de inspeção vencido (o prazo está indicado na parte externa do botijão). Com essas medidas simples e que não tomam muito tempo, a tendência é que os acidentes com GLP ainda caiam de frequência, mesmo já sendo bem esparsos.

Nenhum comentário: