segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A desimportância é perigosa

Se existe ainda quem se pergunte porque dar importância ao universo político de João Monlevade, a resposta é simples. Tudo o que o mau político quer é ser considerado desimportante, a ponto de não ser vigiado. Para nossa sorte, nenhum político sabe viver sem alguma rasgação de seda a respeito de seu trabalho revolucionário. Assim, quando não há nada ele trata de fabricar alguma coisa para aparecer. Geralmente faz merda, e isso é problema nosso.

Não se pode tratar governo algum como se ele fosse desimportante, ou invisível. Eles nunca são. Toda nossa vida está regulada, dia e noite, por algum grau de governo. Quando ele é bom, nossa vida tende a ser apenas dura. Quando ele é ruim, nossa vida passa a ser um inferno flamejante. A saída é conhecermos bem, e dentro de uma realidade que se pode constatar, o governo que nos cabe pela votação ou pela omissão de votar e escolher.

A desimportância é perigosa. Todo predador deve ser vigiado, mapeado, compreendido. No dia em que algum deles é esquecido, uma população qualquer é dizimada na calada da noite, sem perceber como é que foi possível uma tragédia dessa acontecer.

Devemos vigiar sempre. Controlar o que for possível, nessa Democracia fraquinha que possuímos. Mas é a nossa, e temos que cuidar dela até o dia em que tiver músculos e cérebro na mesma proporção. Aí sim, teremos orgulho do Brasil de forma genuína. Porque teremos orgulho de nós mesmos e da nossa importância na construção desse Brasil correto.

Nenhum comentário: