sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Antes do Encontro de Blogueiros...


Este é daqueles jogos de futebol que vale a pena ver, pela mística e pelo ineditismo. Mas eu vou opinar com a segurança dos muito covardes, rsrs...

O Barcelona não foi ao Mundial de Clubes da Fifa com a mesma vontade e gana do Santos. É compreensível, porque eles disputam a Champions League. Na Champions, cada jogo vencido vale 750 mil euros de bônus. Cada empate vale cerca de 250 mil euros de bônus. Passar de uma fase para a posterior vale um milhão de euros em bônus. Dá para imaginar quanto ganha o clube que vence a Champions League.

Para o santos, claro, isso nem está em análise. É a chance de repetir uma história esportiva perdida no passado, lá pela década de 60 e ainda com Pelé no elenco.

Neymar não é Pelé, Ganso não é Coutinho, mas a chance está aí. Os jogadores santistas vão colocar a alma na ponta das chuteiras. O único problema (e é um baita problema se o assunto é futebol) é que do outro lado está o Barcelona, a um abismo de qualidade do elenco do Santos.

Se o Barcelona entrar em campo com o pensamento na competição da Fifa, acabou. O Santos vai tomar um vareio de bola, um chocolate no lombo e vai poder apenas zoar a cara dos outros brasileiros que não chegaram nem perto. Ficará como curiosidade o fato de Neymar, pela primeira vez em sua vida, enfrentar uma zaga européia (na concepção, porque há brasileiros nela). Pode ser interessante avaliar se o moleque santista é mesmo monstro de bola ou se é apenas um ótimo jogador.

Se o Barcelona entrar na competição com a mesma apatia que já demonstrou antes (contra São Paulo e Internacional de Porto Alegre, por exemplo), então a história muda muito. Aí a equipe santista tem uma chance real de marcar sua trajetória de vez.

Meu palpite? Acho que dá Santos. Equipes europeias, como eu disse, não estão nem aí para a Fifa e para seu campeonato. Elas focam nas competições europeias, profissionais e rentáveis. E um clube gigante como o Barcelona sabe que sua qualificação não será jamais questionada caso perca um jogo como esse.

Não perco a partida por nada deste mundo!

Nenhum comentário: