sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tudo é dúvida

Gente, estou até sem fôlego. Um gênio (na acepção clara da palavra, ou seja, um gênio mesmo em lucidez e inteligência) me perguntou sobre os desdobramentos eleitorais que Monlevade pode vivenciar em 2012.
Meu ego foi nas alturas, mas tive que vestir as sandálias da humildade para responder o que coloco agora em público.

Não faço a menor ideia de como vai se desenrolar o cenário eleitoral no curto prazo. As variáveis envolvidas ficam muito acima da lógica e da razão, porque política é coisa de sentimento humano e não coisa de raciocínio humano puro e simples.

A única certeza que tenho é que vamos passar por mais uma eleição atípica. Vamos repetir o palco de 2008 onde a ausência do trator eleitoral que é Carlos Moreira foi um divisor de águas. Hoje, Moreira não é e não tem como ser candidato. Caso venha a poder ser candidato, vai ocupar todo o espaço eleitoral que não se alinha com o Governo Municipal e fica muito difícil batê-lo.

Caso não possa viabilizar seu nome, a fratura interna do grupo político de Mauri é que vai ser o diapasão do processo eleitoral. Fechada uma coalizão interna e uniforme, a Prefeitura volta à esfera de influência de Mauri Torres. Não fechada esta coalizão de forças, o cenário começa a ficar muito favorável à situação.

Meu interlocutor possui a mesma visão. Somente teremos rumos mais claros ali por volta de Abril ou Maio, o que também favorece o Governo, porque pode iniciar cedo a escolha de seu nome. Um complicador é a situação do Prefeito: seria o nome naturalíssimo, mas com uma rejeição tão alta é óbvio que outros nomes serão postos em análise.

Vai ser reeditada a famosa manobra "Grupão": Gustavo vai tentar se viabilizar à força, mesmo com outro nome mais viável no momento. Funcionou em 2008 contra Conceição. Se vai funcionar de novo agora é uma incógnita.

E eu continuo vestindo as sandálias. Esta é só uma opinião pessoal; precisa estar validada por muitas pesquisas antes de se confirmar como tendência eleitoral para este ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Célio, concordo com a sua lúcida análise. Gostaria de acrescentar um elemento que muita gente em Monlevade tem se esquecido, inclusive os petistas incautos, que deveriam estar se preparando para isso: o processo de cassação do prefeito Prandini está sobre a mesa de um ministro do TSE, em breve vai ser julgado...
Grande abraço.