terça-feira, 31 de março de 2009

Um centavo e meio de vergonha

É quanto o SUS paga ao município por cada atendimento laboratorial que a cidade fornece às pessoas em eventual tratamento de saúde. Um atendimento pode corresponder a até cinco procedimentos de pesquisa clínico-laboratorial.

Primeiro: ainda estou em processo de aprendizado destes números. estou tomando lições com o Manthis que é mais capacitado a esclarecer do que eu. Mas é algo muito saudável que nós dois estejamos dando o exemplo, buscando convergência numa temática que poderá abrir a perspectiva da tomada de ações concretas. Ainda que seja mais fácil só arrebentar com o trabalho alheio.

Segundo: o município, se é que entendi corretamente, não pode participar da análise auditorial deste valor. Ele é arbitrado pelo sistema SUS.

Terceiro: Você conhece alguma coisa que custe um e meio centavo de real? Eu não...

Quarto: Depois reclamam quando questionamos; mas por que, meu Deus, nenhum órgão da imprensa se preocupou em informar isto à população? Se querem assumir o bônus do reconhecimento e da carta branca, tem que assumir o ônus (ou o prazer cidadão) do jornalisno investigativo. Este também é um pilar da democracia.


Vou parando aqui, por enquanto. Estou com vontade de vomitar.

Nenhum comentário: