quarta-feira, 20 de maio de 2009

Saber e fazer

Sei falar palavrões. Muitos. Talvez até mais do que deveria conhecer.

Sei criar polêmicas baratas e sem resultado prático. Muitas. Talvez até mais do que o necessário para tornar minha vida - e outras também - ocas e sem sentido.

Tenho veia humorística. Maior que a média. Talvez até mais do que deveria em relação à atividade profissional que exerço.

Sei pesquisar a rede em busca de imagens, textos e situações bizarras para lincar aqui. Talvez até mais do que deveria para resistir à tentação.

O meu maior problema reside justamente no que sei. Porque sei que entre o saber e o fazer existe uma tênue linha de sanidade e decoro, de propriedade (característica do que é apropriado) e oportunidade, de honra e circunstância.

E sei também que é possível ignorar esta ponte, de forma solene. Que o bizarro, o escatológico e o polêmico estão aí para garantir maior público.

E sei que existe um axioma, que retirei do filme Hellboy, e que pauta tudo o que faço, em contraponto ao que sei. Transcrevo em interpretação livre:

"Não é como um homem nasce, mas como ele morre, que define o que ele é. Sua vida não é predeterminada no nascimento, mas nas escolhas que um homem deve fazer durante a caminhada."

Daí que fazer define um homem, enquanto saber apenas aponta o seu potencial. Saber roubar vem de entender o crime. Fazer um roubo vem da escolha equivocada pela violência. Um criminoso não se constrói do que sabe, mas do que executa. Um homem digno tem engenharia igual.

Agenda oculta? O que sabemos não nos limita, mas o que fazemos nos revela por inteiro em toda a glória ou toda a desonra. A ponte, como espero ter explicado bem, é construída com nossas escolhas.

Nenhum comentário: