quinta-feira, 28 de maio de 2009

SEVOR X BOMBEIROS?

Uma piada de mau gosto. Não há o que discutir na questão do desencarcerador. Para quem imagina algo grandioso demais, dada a pompa e circunstância do nome, o equipamento nada mais é que uma tesoura pneumática ou hidráulica, cuja função é cortar partes da estrutura de metal do monobloco dos veículos, que estejam impedindo a remoção de vítimas em acidentes diversos. Daí o nome: ele auxilia na liberação de quem esteja encarcerado.

O fundamento do uso deste equipamento suplanta a vaidade de qualquer corporação, e olhem que respeito demais o trabalho dos Bombeiros. A liberação de vítimas atende ao princípio geral do Direito em que a legítima defesa da vida, seja a própria ou a de terceiros, é fator que supera qualquer limitação legal.

Resumindo: se a Legítima Defesa é o que motiva o SEVOR a agir, o resto - incluindo a batalha de vaidades - é irrelevante.

E, pelo amor de Deus, não deixem de utilizar o equipamento em nenhuma situação em que ele possa fazer a diferença entre a vida e a morte de alguém. Os Bombeiros vão se recuperar depressa de qualquer ferimento em seu ego. As famílias jamais se recuperam das feridas na alma, que a perda de alguém querido provoca.

Nenhum comentário: