sexta-feira, 26 de junho de 2009

Duvide sempre

Do que você encontra pela primeira vez, se for feito pela mão do homem. Não é que eu recomende o pessimismo. Pessimista é alguém que não trilha estrada nenhuma, porque acha que ela não vai a lugar algum, e por isso fica parado o tempo todo. O resultado? Todo pessimista chega sempre a lugar algum. Sem ter experimentado nenhuma estrada.

Já a dúvida nos faz escolher melhor. Nos faz depurar informações e não acreditar no primeiro arauto da sabedoria infinita. Melhor ainda, a dúvida nos leva a pensar porque alguém que atingiu a sabedoria infinita nos aponta o caminho, em vez de nos apontar a forma como a obteve, para que possamos caminhar com nossas próprias pernas e fazer a mesma busca.

Duvide de mim. Busque além do que vê pela primeira vez. Duvide de você mesmo, às vezes.

Se ainda tiver receio de aceitar o seu próprio ceticismo, pense em quantas vezes você acreditou num arauto só, e não depurou suas informações nem buscou alternativas.

Pense em quantas vezes você acreditou que outra pessoa resolveria os seus problemas e em quantos problemas seus foram resolvidos por outras pessoas. Faça as contas e tire suas conclusões. Seja cético: duvide.

Agenda oculta? Quando você olha um ovo pela primeira vez, costuma ver apenas um ovo. Quando olha pela segunda vez e decide refletir sobre o que vê, consegue visualizar tudo aquilo em que um simples ovo pode se transformar. Se você duvidar da capacidade do ovo em fazer alguma coisa sozinho.

Nenhum comentário: