quinta-feira, 25 de junho de 2009

Blog não é jornal

Por isso, o post abaixo soou estranho. Profissionais de comunicação com algum grau de seriedade classificariam os blogs como um espaço privado de variedades, o que realmente são.

Entretanto, como tantos relutam em absorver rótulos pelo simples matraquear da maioria, muitos blogs transgrediram a classificação oficial e passaram a trilhar tantos caminhos quantas fossem as personalidades envolvidas em suas redações.

Claro é que os blogs idealizados por jornalistas tendem a se parecer mais com o conteúdo que se observa em jornal. Os blogs musicais tendem a se dedicar à música, e por aí.

E um blog inespecífico? Voltando aos profissionais de informação, estes cravariam que um blog inespecífico morreria por si só. Blogs seriam como o Romário - especialista em pequena área e em mais nada - portanto deveriam ser dedicados ao que o autor mais conhecesse, ou com o assunto que lhe trouxesse maior afinidade.

Concordo totalmente. A notícia em profundidade deve ser buscada em revista, porque aí já estará maturada e devidamente dissecada em seus detalhes e pormenores. A notícia rápida e medianamente depurada fica a cargo do jornal impresso (exceções sempre existem) e a notícia rápida, a cargo da televisão e portais informativos da Internet.

Os blogs ficariam a cargo do "under fast food", ou seja, seriam algo como os Doritos da notícia. Com sabor e sem conteúdo, mas capazes de atiçar o apetite para saltos mais refinados ao paladar do leitor.

Cabe a quem os visualiza, sempre, decidir se quer passar a vida alimentando-se só de Doritos. Eu recomendo fortemente a consulta aos demais meios de informação. A pluralidade depura a qualidade.

Para os que adoram o Doritos, entretanto, não acho ser preciso abandoná-lo. Inclusive pelo bem deste que vos escreve, obrigado. E volte sempre! Semana que vem o sabor Queijo Nacho estará em promoção...

Nenhum comentário: