quinta-feira, 18 de junho de 2009

O efeito Bigorna

É claro que poucos blogs deverão repetir o que farei agora: agradecer aos céus pelo surgimento do Ombudsman dos Brogs na Internet. Pelo menos na pequena fração da rede que trata de repensar João Monlevade.

O tráfego de leitores que recebo vem, majoritariamente, do site que hospeda o Blog do Bigorna, hoje a cargo do Ricardo. Que poderiam até ser a mesma pessoa, não fosse a neurolinguística dizer o contrário.

Pode-se até lamentar o anonimato adotado naquele espaço, mas cada um sabe como e onde tará que assumir as consequências do que realiza. É o meu credo maior, por ele me pauto e por ele vivo. Assim, o valor que sobressai, ao fim de qualquer análise justa sobre o "Ombudsman", é positivo.

Procure pelos links adversários: estão lá. Procure as postagens de censura e contraponto ao bigorna: estão lá. Procure por crimes de injúria, calúnia e difamação. Não estão lá.

Agora faça um tour pelos links e procure os mesmos aspectos nos demais blogs. Vai encontrá-los, mas também encontrará espaços em que a diversidade, o respeito às diferenças, a qualidade dos argumentos, a multiplicidade da democracia e a liberdade de participação não chegam nem perto.

E olhe que grande parte do movimento de leitores, que afluem para todos os blogs autorados em João Monlevade, deve seu sucesso aos links do Bigorna. Os blogueiros minimamente capacitados sabem disso. Faço aqui a minha parte, agradecendo de público.

No mais, falta apenas dizer o óbvio: O Monopólio da Razão está agonizante, novos olhares sobre a cidade foram aceitos e estão sendo validados, o trabalho de todos melhorou - onde houve interesse em evoluir - e só se manteve encastelado quem menos está preparado para viver fora do castelo.

Como gosto de postar, não é pouco. Obrigado mais uma vez, Ombudsman dos Brogs de Monlevade!

Nenhum comentário: