quarta-feira, 17 de junho de 2009

O STF conhece Monlevade

A mais alta corte do país derrubou a liminar que exigia a formação universitária, para o exercício da profissão de jornalista. É óbvio que a aquisição de saberes e conhecimentos técnicos específicos engrandece qualquer profissional, e isso não se discute aqui.

Mas afirmar que a simples posse do diploma faz um jornalista ser mais capacitado é, no mínimo, temerário. Primeiro, porque o intelecto utilizado para se graduar em um curso chorumela qualquer é o mesmo intelecto que se exige para aprender a pilotar uma motocicleta (e todo curso superior picareta possui esta característica, não só o de Jornalismo).

Em segundo lugar a ética, a honra, a dignidade e o senso de decência independem de um diploma. A prova maior são alguns "jornalistas" que grassam por nossa terra, cuja luta contra a nobre língua portuguesa só é menos renhida que as lutas contra os valores já citados no início deste parágrafo. Mas brandem vistosos diplomas!

Em terceiro lugar, vemos jornalistas sem diploma que possuem capacitação prática incontestável.

Em quarto lugar, temos que algumas profissões pertencem à sociedade legalmente constituída, e não a indivíduos. Quem quer uma profissão individualizada que opte por lutar pela despersonalização dos cursos superiores. É, inclusive, o que defendo para todas as profissões e saberes de ofício. Que os candidatos apresentem competência total, ainda que autodidata, e sejam declarados aptos ao exercício trabalhista. Simples assim.

Finalizando, como deixar a cargo de uma única categoria a missão de transmitir fatos e acontecimentos, limitando a verdade a uma visão de minoria? Esta seria, sem sombra de dúvidas, uma atitude perigosa para o regime democrático.

Inobstante os jornalistas, como sabemos, terem lutado justamente contra a tirania da Lei de Imprensa ditatorial que vigorava no país. O lixo da história nunca esteve tão bem alimentado.

Agenda oculta? Precisa? O STF conhece mesmo minha terra natal...

(Fontes: G1 - Globo.com, STF e TRF 3ª Região)

Nenhum comentário: