terça-feira, 16 de junho de 2009

Sua segurança

Vistorie seu veículo pelo menos uma vez ao ano. Existem três sistemas principais, que são efetivamente responsáveis por manter sua vida íntegra ao dirigir, e que merecem atenção especial ao longo da vida útil do seu carro.

São eles, por ordem de relevância:

Sistema trator e imobilizador: Composto por motor/transmissão (caixa de marchas)e freios. Os freios são o principal item a ser verificado, já que cuidam de imobilizar o veículo em situações normais e em situações de emergência.

Sistema direcional: responsável por definir a direção para onde quer seguir o condutor do veículo. Em caso de falhas, o motorista pode se transformar em mero espectador do que acontece com o carro. Os resultados quase sempre são terríveis.

Sistema de equilíbrio: representado pelos componentes da suspensão, mantém o veículo em equilíbrio quando este se movimenta. Em velocidades mais altas, um problema no sistema de suspensão veicular pode representar a diferença entre a vida e a morte. Pense nisso.

Um veículo é equipamento e, portanto, se desgasta com o uso. É natural e não precisa ser motivo de vergonha observar que seu carro precisa de manutenção. Se até a sua vida precisa, por que não ele?

O custo total de uma verificação completa nestes três sistemas deve ficar próximo dos R$ 80,00. Em um ano, isto significa cerca de pouco mais de R$ 7,00 por mês. Se você acha que sua vida não vale tanto, das duas uma: ou é porque não fez o suficiente para que valesse, ou é porque você não se importa com a vida dos outros.Importe-se: ser humano é assumir responsabilidades diferentes das que teria, por exemplo, um papagaio.

A partir de três anos de uso do carro novo - cerca de 40.000 km rodados, em média - esta recomendação faz toda a diferença para quem viaja muito. Mas os freios devem ser vistoriados todo ano, por medida de cautela extra. Para os demais casos, uma vistoria anual é suficiente para garantir que muitos de nós estejamos vivos e bem daqui a dez anos.

Um lembrete: não importa o quanto idiota alguém seja, sempre há pessoas que o amam e que precisam dele neste mundo.

Nenhum comentário: